Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2002 - 15h22

Guga dá início a fisioterapia nos EUA

Publicidade

da Folha Online

Gustavo Kuerten já iniciou o trabalho de fisioterapia depois de ter passado por uma artroscopia no quadril, na semana passada. O tenista brasileiro ainda está em Nashville (EUA), onde fez a operação, e deve voltar ao Brasil na próxima semana.

Guga não sentiu dores após a cirurgia, já tirou os pontos e caminha sem o auxílio de muletas. Ele tem feito exercícios com elástico e na bicicleta.

"Estou feliz, bem animado e me sentindo muito bem. Espero voltar às quadras o quanto antes, mas sem pressa. Acredito que esse tenha sido o melhor caminho para a minha saúde e para a minha carreira", comentou o catarinense, que ainda é o vice-líder do ranking de entradas da ATP.

A contusão que atormentava Guga desde o ano passado era uma fissura na cartilagem do labrum acetabular _fibrocartilagem que recobre a parte anterior da articulação_, no quadril direito, e provocava dor e desequilíbrio em alguns movimentos.

"A cirurgia foi um sucesso e estou muito feliz com o resultado. Toda a parte desgastada foi removida da cartilagem, devendo sumir com as dores que o importunaram no último ano", disse o médico Thomas Byrd, que operou o sueco Magnus Norman por problema semelhante no ano passado.

O médico do Baptist Hospital considerou memorável o esforço de Guga em ter tentado continuar a competir nas condições em que se encontrava.

Após a retirada dos pontos, o tenista será liberado para iniciar o trabalho na piscina, que será feito no Brasil, a partir da próxima semana.

"Estou bem, mas o médico avisou para eu não me empolgar muito, para não afetar nada internamente e eu não ter uma recaída", completou Guga.

O médico Thomas Byrd espera que Kuerten esteja recuperado e pronto para competir em três meses, datando do dia da cirurgia, mas o trabalho de reabilitação poderá diminuir este prazo.

  • Leia mais: no especial de Tênis
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página