Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2002 - 16h42

Felipe Massa ainda está assustado com o circo da F-1

Publicidade

FERNANDO CAMINATI
da Folha Online

Destaque do ano passado na F-3000 européia e catapultado pelo "arrojado" dono e diretor de equipe da Sauber, Peter Sauber, para estrela da F-1 com apenas 20 anos de idade, o paulista Felipe Massa confessou hoje, em São Paulo, que ainda está assustado com o circo da F-1.

"Ainda estou um pouco assustado, mas tenho aprendido bastante e estou cada vez mais acostumado", contou Massa. "Na F-1, é tudo maior. Aumenta a atenção, a pressão, os carros são mais potentes, você treina mais. É tudo mais", explicou.

Massa obteve o nono lugar do grid de largada em sua primeira corrida na categoria, no GP da Austrália, mas acabou se envolvendo no acidente de nove carros que marcou a largada de Melbourne e não completou a prova.

Duas semanas depois, na Malásia, chegou em sexto e marcou seu primeiro ponto, igualando uma marca de Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna, que também pontuaram logo na segunda corrida que disputaram na F-1.

Massa disse que ainda está se adaptando ao carro e tentando achar seu melhor acerto na Sauber. Ele também enfrenta a dificuldade de conhecer muito poucos circuitos do Mundial de F-1.

"Nos treinos coletivos [fora de GP], tenho passado um pouco mais das minhas impressões para buscar meu acerto ideal. Nas corridas, procuro conhecer melhor as pistas e, como eles [a equipe Sauber] já têm um acerto do ano passado, trabalhamos a partir daí", explicou.

O piloto paulista foi campeão europeu de F-3000 _campeonato distinto da F-3000 internacional, que corre nas mesmas pistas da F-1_ no ano passado e acabou sendo convidado para um teste na Sauber na Itália, em novembro.

No circuito de Mugello, Massa superou o francês Jean Alesi e impressionou muito todos os técnicos da Sauber. Peter Sauber, então, o contratou para ocupar a vaga deixada pelo finlandês Kimi Raikkonen, que tinha acabado de estrear na categoria, com os mesmos 20 anos de idade, e feito tanto sucesso, que acabou sendo contratado pela McLaren.

  • Leia mais: no especial de F-1
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página