Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2002 - 18h55

Brasil acerta o ataque e põe em dúvida a zaga no 'único' teste

Publicidade

da Folha Online

No primeiro e único grande teste da seleção antes do início da Copa do Mundo, o técnico Luiz Felipe Scolari viu hoje, no empate em 1 a 1 contra Portugal, em Lisboa, a provável solução para o problema do ataque brasileiro, com a atuação do trio formado por Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho. A defesa, por outro lado, setor considerado definido pelo treinador, deu mostras de sua deficiência.

Com o "time ideal" de Scolari em campo durante todo o primeiro tempo, o Brasil esteve melhor e dominou o adversário, apesar de não ter chegado ao gol.

Apesar da dificuldade na criação de jogadas _Emerson e Gilberto Silva jogaram bastante recuados e Rivaldo e Ronaldinho tiveram que voltar para se revezarem na armação_, o Brasil contou com boas tabelas de suas atacantes para avançar.

Ronaldo desperdiçou pelo menos duas boas chances de marcar, e Rivaldo, uma.

No segundo tempo, já com o "ataque ideal" desfeito, o rendimento brasileiro caiu e Portugal cresceu na partida.

Aos 16min, Figo deu uma bela assistência para Sérgio Conceição, que recebeu nas costas do zagueiro Roque Júnior e tocou na saída de Marcos.

A falha na defesa motivou o técnico Scolari a promover mudanças no time. O treinador abriu mão do esquema 3-5-2 e sacou o líbero Anderson Polga da equipe.

Jogando num típico 4-3-3 (Denílson, Edílson e França entraram no time), o Brasil chegou ao empate 13 minutos depois do gol português. Edílson sofreu pênalti quando penetrava na área após passe de Ronaldinho. O próprio jogador do Paris Saint-Gremain cobrou e marcou.

O empate foi o primeiro de Scolari desde que assumiu a seleção. Até então, tinha dez vitórias e cinco derrotas.

A 47 dias da estréia brasileira no Mundial, o técnico terá apenas mais dois jogos para acertar a equipe, um dia 16 de maio, contra a Catalunha, e outro no dia 25 de maio, contra a Malásia.

A última convocação final do técnico para a Copa será no dia 6 de maio.

PORTUGAL
Ricardo; Abel Xavier, Fernando Couto (Jorge Andrade), Jorge Costa e Rui Jorge; Petit, Paulo Bento, Figo e Sérgio Conceição; João Pinto (Hugo Viana) e Pauleta (Pedro Barbosa)
Técnico: António Oliveira

BRASIL
Marcos; Lúcio, Roque Júnior e Anderson Polga (Kléberson) ; Cafu, Gilberto Silva (Edílson), Émerson, Ronaldinho e Roberto Carlos; Rivaldo (Denílson) e Ronaldo (França)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Gols: Sérgio Conceição, aos 16min, e Ronaldinho, aos 29min do 2º tempo
Cartões amarelos: Rui Jorge, Petit, Jorge Costa e Sérgio Conceição (P) e Ronaldinho (B)
Local: estádio José de Alvalade, em Lisboa
Juiz: Victor Esquinas Torres (Espanha)
Público: 44.545 pagantes

  • Leia mais: Copa do Mundo-2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página