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26/04/2002 - 09h17

Toyota faz proposta para Barrichello

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FÁBIO SEIXAS
enviado especial da Folha a Barcelona

A Toyota quer Rubens Barrichello para as próximas três temporadas da F-1. A proposta dos japoneses já chegou ao piloto brasileiro, que agora se encontra diante de uma encruzilhada.

A questão é que Barrichello já está conversando com a Ferrari. E a escuderia italiana lhe propôs apenas mais um ano de contrato.

Ou seja: se quiser continuar em uma equipe de ponta no ano que vem, o brasileiro corre o risco de ficar a pé em 2004. Mas, se optar pela estabilidade, voltará ao tempo em que ficava longe das primeiras colocações, trabalhando apenas para desenvolver carros.

Além de Barrichello, a Toyota também sonda David Coulthard, da McLaren, e Nick Heidfeld, da Sauber. O eleito será companheiro de Mika Salo e ocupará a vaga que neste ano é de Allan McNish.

Em Barcelona, onde hoje acontece o primeiro treino livre para o GP da Espanha, quinta etapa do Mundial, o brasileiro evitou falar sobre a Toyota. Em entrevista para a imprensa italiana, ele indicou que atualmente está mais propenso a renovar com a Ferrari.

"Estou contente com meu trabalho na Ferrari, e eles estão contentes com o que eu venho fazendo. Acho que hoje não há outro piloto melhor do que eu para ser companheiro do Michael [Schumacher]", disse. "Já estamos falando sobre o ano que vem."

Há duas semanas, em Imola, na quarta etapa do campeonato, Barrichello declarou que ainda não havia começado a negociar com a escuderia.

Seus bons resultados na corrida italiana -segundo no grid e na prova- somados à proposta dos japoneses, no entanto, precipitaram o início das conversas.

Estreante na F-1, a Toyota, em princípio, tinha outro projeto para 2003. A idéia era manter a atual dupla ou efetivar seu piloto na F-3000, o escocês Ryan Briscoe.

Dois motivos, porém, levaram a equipe a mudar o planejamento.

Primeiro, os surpreendentes resultados obtidos nas primeiras corridas do ano. Em quatro provas, a Toyota soma dois pontos e é a sétima colocada no Mundial de Construtores, à frente de Minardi, Arrows, BAR e Jordan.
Na avaliação do sueco Ove Andersson, presidente da equipe, 2003 não será mais um ano para experiências, e a Toyota precisaria ter um piloto de ponta.

Também pesaram os maus resultados de McNish na F-1 e de Briscoe na F-3000. Nenhum dos dois conseguiu marcar pontos até agora em seus campeonatos.

Embora não seja um piloto com fama de vencedor, Barrichello conta com uma reputação de bom desenvolvedor de carros. De 1993 a 1996, ele atuou na Jordan. E foi justamente nesse período que a equipe se consolidou no pelotão intermediário da categoria.

O trabalho de Barrichello, porém, chamou ainda mais a atenção da F-1 entre 1997 e 1999.

Durante os três anos de existência da Stewart, o brasileiro colheu bons resultados. Ajudou, assim, a viabilizar a venda do time para a Ford, que, sob a marca Jaguar, nunca mais conseguiu fazer um carro minimamente competitivo.

A Toyota tem pressa. E cobra uma posição de Barrichello nas próximas semanas. Paralelamente, o piloto tenta ampliar a renovação de seu contrato com a Ferrari. Um bom resultado neste fim de semana pode ser fundamental.

  • Confira o especial sobre F-1
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