Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2008 - 02h02

Imprensa francesa destaca "fiasco" da passagem da tocha por Paris

Publicidade

da France Presse, em Paris

A imprensa francesa destacou nesta terça-feira o "fiasco" que foi a passagem da tocha olímpica por Paris, transformada em uma "luzinha tremula" em uma "via crucis".

"A passagem da tocha se antecipava perigosa. No final, foi mais que isto. Em uma palavra: um fiasco", disse "Le Figaro", que qualificou o "importante dispositivo de segurança" de mal adaptado.

Segundo o "Libération", a "chama olímpica se transformou em uma luzinha vergonhosa. O percurso da tocha, hoje já é certo, será uma via crucis para o orgulho de Pequim.

Para "L'Humanité", "uma coisa está clara": A China não pode ignorar os protestos internacionais contra a repressão no Tibete".

"Tristeza e desastre, são as imagens que ficarão da passagem da tocha olímpica por Paris (...) O percurso foi caótico, com escolta policial, o que desvirtua o símbolo e atinge os Jogos no coração".

Revezamento

O restante do revezamento da tocha olímpica pelas ruas de Paris foi suspenso nesta segunda-feira, e a chama foi conduzida diretamente de ônibus a seu ponto de chegada, o estádio Charléty, informou a polícia local.

A cerimônia que iria ser realizada na prefeitura de Paris também foi cancelada.

"Foram os dirigentes chineses que recusaram que a tocha faça uma parada na praça da prefeitura", indicou Delanoe.

O revezamento foi interrompido e a tocha que representa os Jogos Olímpicos-2008 teve a chama apagada quatro vezes pelas próprias autoridades.

No domingo, em Londres, cidade-sede da Olimpíada de 2012, o revezamento da tocha também foi tumultuado. Um manifestante tentou roubar a tocha de uma apresentadora de TV, enquanto outros dois usaram um extintor para tentar apagar a chama.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página