Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2002 - 16h15

Espanhol Sergi Bruguera deixa o tênis aos 31 anos

Publicidade

da Folha Online

O bicampeão de Roland Garros (1993 e 94) Sergi Bruguera anunciou hoje sua decisão de abandonar o tênis aos 31 anos de idade.

O jogador explicou que decidiu se aposentar depois de 15 anos como profissional devido às repetidas contusões.

"O tênis tem sido minha vida...mas chegou o momento de dizer adeus. As contusões têm me deixado longe das competições por muito tempo em um esporte em que a condição física é o principal e em que é preciso ritmo para se manter em forma", afirmou.

Quando Bruguera conquistou seu primeiro título do Aberto da França, ao derrotar na final norte-americano Jim Courier, ele se tornou o primeiro espanhol a vencer um torneio de Grand Slam desde que Manuel Orantes venceu o Aberto dos Estados Unidos, em 1975.

Ele defendeu seu título com sucesso no ano seguinte, ao derrotar o compatriota Alberto Berasategui na final, e ainda chegou à semifinal em 95.

Mas sua carreira sofreu um grande golpe em dezembro daquele ano, quando ele rompeu os ligamentos do tornozelo, e seu único ponto alto em 1996 foi a medalha de prata na Olimpíada de Atlanta.

Ele voltou em 1997 e perdeu a final de Roland Garros para Gustavo Kuerten, mas teve problemas no ano seguinte com uma lesão no ombro, e precisou realizar uma cirurgia. Desde então ele teve pouco sucesso nas quadras.

"Eu tentei voltar depois de vários períodos de recuperação, mas acho que chegou o momento de descansar", declarou.

Enquanto Bruguera tentava reencontrar a forma nos últimos anos, um grande grupo de jogadores especialistas em saibro surgiram à sua sombra e a Espanha é agora um país conceituado no esporte.

Carlos Moyá conquistou o título em Roland Garros em 1998, derrotando na final o compatriota Alex Corretja, e em 2000 a Espanha foi campeã da Copa Davis pela primeira vez.

com a Reuters

  • Leia mais: no especial de Tênis

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página