Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2002 - 07h34

De volta à vice-liderança, Guga defende sua posição no ranking

Publicidade

da Folha Online

Na semana em que volta às quadras, Guga volta também à vice-liderança do ranking de entradas da ATP. Devido à eliminação de Juan Carlos Ferrero nas quartas-de-final do Torneio de Barcelona, na última quinta, o brasileiro recuperou a posição perdida uma semana antes.

A partir de amanhã, quando estréia na chave de simples do Torneio de Palma de Mallorca, Kuerten não defende pontos, mas irá se preparar para tentar evitar uma queda brusca no ranking que define a entrada dos tenistas nas competições logo no primeiro mês de seu retorno ao circuito ATP Tour.

Depois de Mallorca, Guga joga no Masters Series de Roma, onde foi vice-campeão no ano passado; uma semana depois participa do Masters Series de Hamburgo; e a partir de 27 de maio defende seu tricampeonato de Roland Garros, em Paris. Defenderá 350 pontos na competição italiana e 1.000 no Grand Slam francês.

Como no ano passado Guga foi eliminado na primeira rodada em Hamburgo, terá a oportunidade de compensar o resultado não defendido em Montecarlo, há duas semanas _quando perdeu 500 pontos pelo título do Principado de Mônaco em 2001. E ainda tem chance de levar os 175 oferecidos ao campeão de Mallorca.

Se marcar poucos pontos nestas competições, o tenista catarinense poderá deixar o grupo dos top ten e cair abaixo da 15ª colocação pela primeira vez em três anos. Guga já acumula mais de 150 semanas seguidas na lista dos dez melhores do tênis mundial.

Os três torneios seguintes ao das Ilhas Baleares são também a principal força para Guga se recuperar no ranking da "corrida dos campeões", no qual só tem dois pontos em 2002, que o colocam na 168ª posição.

Títulos nas quatro competições que fará _todas são disputadas em saibro (o piso em que ganhou a maior parte de seus títulos) e Guga já foi campeão em todas elas_, lhe dariam 435 pontos _o atual número um da "corrida", o sueco Thomas Johansson, tem 278.

Mas apenas bons desempenhos já o colocariam de novo com chances de disputar a Masters Cup, que neste ano será em Xangai (China). Desde 1999, Guga esteve presente em todas as edições do torneio de encerramento da temporada, que reúne os oito primeiros da "corrida" e define o número um do ano.

Leia mais:

  •  Guga enfrenta "fantasma da volta" pela primeira vez em sua carreira

  •  Catarinense tenta acabar com série negativa

  •  Tenistas sofrem com volta após operações


  • Leia mais sobre tênis:

  • Torneio de Mallorca
    Chave
    Campeões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página