Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2002 - 15h35

Guga vence nas duplas seu primeiro jogo após a operação

Publicidade

da Folha Online

Gustavo Kuerten venceu hoje, nas duplas, sua primeira partida no circuito da ATP Tour após ficar mais de dois meses afastado das quadras para se submeter a uma artroscopia no quadril direito.

Jogando ao lado do também brasileiro André Sá, o catarinense derrotou o sul-africano Chris Haggard e o belga Tom van Houdt por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 10/8, em uma hora e 35 minutos de jogo, pela primeira rodada do Torneio de Palma de Mallorca.

Mas suas atenções estão voltadas para o jogo de amanhã, contra o russo Nikolay Davydenko, em sua estréia na chave de simples do torneio espanhol.

É neste jogo que Guga poderá avaliar como estão suas condições físicas após a artroscopia realizada em seu quadril direito no final de fevereiro, em Nashville (EUA), e todo o trabalho de fisioterapia e recuperação realizado desde então, já em Florianópolis.

Será a primeira vez na carreira do número um da temporada 2000 e vice-líder dos rankings ao final de 2001 que ele terá de enfrentar o "fantasma" da volta às quadras após uma lesão.

Nunca em seus sete anos como profissional, o tenista catarinense ficou tanto tempo afastado das quadras por alguma lesão grave. E, se o histórico de jogadores que se submetem a operações se confirmar no caso de Guga, ele ainda deve demorar para retomar a antiga forma e voltar a conquistar títulos.

Normalmente tenistas que ficam tanto tempo fora, mesmo os grandes nomes do esporte, custam a readquirir confiança no próprio corpo, demoram para obter bons resultados e perdem várias partidas seguidas até recuperar seu melhor jogo de tênis.

A recuperação de Guga foi cerca de um mês mais curta do que a previsão feita pelo médico que o operou, o norte-americano Thomas Byrd, e menor do que o período aguardado por outros tenistas que tiveram a mesma contusão do brasileiro.

Mas Guga e seu técnico, Larri Passos, estão certos de terem tomado a decisão certa ao antecipar o retorno. Batendo bola já há 25 dias, o tenista não sente mais dores quando joga e tem feito bons treinos.

"Cada ser humano é diferente e vai depender muito de eu sentir a confiança de ir pra quadra e ir me superando", disse Guga logo após a cirurgia.

Apesar do fantasma, Guga, que será o cabeça-de-chave do torneio, é o único dos 32 tenistas da competição das Ilhas Baleares que está ranqueado entre os 20 primeiros na lista da entradas da ATP.

O tenista de Florianópolis foi o primeiro campeão da competição de saibro de Mallorca, ao bater o local Carlos Moyá na final de 1998.

Leia mais:

  •  Tenistas sofrem com volta após operações

  •  De novo nº 2, Guga defende sua posição no ranking

  •  Catarinense ainda luta contra fim de série negativa


  • Leia mais sobre tênis:

  • Torneio de Mallorca
    Chave
    Campeões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página