Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2002 - 18h03

"Nervoso como um estreante", Guga comemora volta às quadras

Publicidade

da Folha Online

"Entrei em quadra quase tão nervoso como da primeira vez que joguei uma partida na ATP".

Foi assim que Gustavo Kuerten definiu sua volta oficial às quadras ao principal circuito do tênis mundial, a vitória desta tarde com o mineiro André Sá na chave de duplas do Torneio de Palma de Mallorca, na Espanha.

Os brasileiros passaram pela parceria formada pelo sul-africano Chris Haggard com o belga Tom van Houdt. Leia mais.

Foi a primeira partida do tenista catarinense em mais de dois meses, tempo em que se afastou das competições para se submeter a uma artroscopia no quadril direito para a cura de uma inflamação na cartilagem que envolve este osso.

"A partir de agora cada vitória é importante, seja nas duplas, duplas mistas, 'dupla tripla' ou na bolinha de gude. Uma vitória dessas vale por uma semana de treino", comemorou Guga.

Após a disputa de dois sets e um match tie-break _sistema que a ATP criou para encurtar o jogo de duplas, definindo o desempate num tie-break até dez pontos ao invés da disputa de um terceiro set_, Guga disse que está completamente recuperado da cirurgia e que não sentiu dor alguma durante o jogo.

"Estou totalmente recuperado, mas o mais difícil neste meu retorno é mesmo recuperar o ritmo de jogo. Sei que ainda não estou jogando de igual para igual com todo mundo, mas a tendência é ir evoluindo e recuperando a confiança", comentou.

Sorridente e feliz com a vitória de seu pupilo, o técnico Larri Passos disse que aprovou sua atuação no tão aguardado retorno às competições.

"Gostei do Guga jogando e gostei do Guga vibrando. Foi um bom teste e um recomeço: jogar nessa quadra pequena, com o pessoal arrumando-a minutos antes do jogo. Parecia coisa da época em que a gente jogava satélite na Argentina", disse Larri, que ainda programou um treino leve para após o jogo.

O jogo
A estréia das duplas estava marcada para acontecer às 12h na quadra central, mas acabou sendo realizada em uma quadra secundária do Club Nova Sport, uma vez que os jogos anteriores do palco principal demoraram muito e ficou muito tarde para aguardar o término de todas as partidas.

Guga, que fez dupla com Sá pela primeira vez, começou o jogo sacando e logo no segundo ponto do jogo marcou um ace, o primeiro do total de quarto que aplicaria no restante do confronto.

Na definição pelo match tie-break, Guga e Sá começaram bem e logo abriram 6/1, mas Haggard e Van Houdt reagiram e chegaram a empatar a partida em 8/8. Mas a dupla brasileira teve forças para manter a cabeça no lugar e conseguir um mini-break no ponto seguinte, que lhe daria o primeiro match-point do jogo. Guga sacou, e André Sá selou a vitória com um smash.

Guga e Sá devem voltar a jogar nas duplas apenas nesta quarta-feira. Os adversários serão os vencedores do jogo entre os espanhóis Rafael Nadal-Parera e Tomeu Salva contra o sul-africano David Adams e o sueco Simon Aspelin.

Leia mais sobre tênis:

  • Torneio de Mallorca
    Chave
    Campeões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página