Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2002 - 08h20

Saiba como praticar o bungee jump

Publicidade

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

O principal requisito exigido pelas operadoras de bungee jumping para saltar é que o praticante não tenha problemas cardíacos ou na coluna.

Também não podem participar mulheres grávidas e pessoas em pós-operatório de até dois anos.

Normalmente, pessoas com mais de 45 anos ou com pouca massa muscular é recomendável o salto pela cintura, pois além do praticante permanecer o tempo todo sentado, ele não fica sujeito ao chicote, que os praticantes do salto pelos pés estão.


A corda utilizada no esporte é composta de aproximadamente 2.700 elásticos de latéx, que é entrelaçado por uma fita de segurança que suporta até 2.500 kg.

No salto é utilizado uma corda com nove m de comprimento, que estica cerca de 18 m. Portanto, são nove metros de queda-livre e mais 18 m para frear o corpo, fazendo com que o temido "tranco" não seja sentido pelo praticante. O preço médio de um salto de bungee jump é R$ 40,00.

No Brasil, não existe nenhum ponto fixo para saltos de bungee jump. As operadoras do esporte promovem saltos em eventos e expedições.

Os saltos geralmente são feitos a partir de guindastes com 40 m de altura pela mobilidade de serem colocados em festas e eventos. Também podem ser realizados de pontes, gruas, helicópteros, balões e qualquer estrutura que proporcionar um vão para a queda.

O principal ponto para saltos no Brasil é a ponte metálica D. Pedro II, em Paulo Afonso, na Bahia. O local, no entanto, só é liberado para saltos durante o Eco Esportes Radicais, que começa hoje.

Outra ponte muito procurada pelos praticantes do esporte está localizada na região da toca do tamanduá, distante 70 Km de Curitiba e 35 de Ponta Grossa.

Os saltos neste lugar, porém, são restritos, pois a ponte é particular, e pertence a empresa da rede ferroviária ALL.

Leia mais:

  •  Conheça as principais modalidades do pára-quedismo

  •  Veja a história do wakeboarding

  •  Conheça mais sobre o rappel

  •  Veja a história do pára-quedismo

  •  Conheça a história do bungee jump

  •  Confira a história do trekking

  •  Recordista brasileira de bungee jump disputa Eco Esportes Radicais

  •  Eco Esportes Radicais começa hoje na Bahia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página