Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2000 - 09h21

Organizadores temem protesto de ativistas contra a Olimpíada

Publicidade

das agências internacionais

Os organizadores dos Jogos Olímpicos se disseram preocupados, nesta terça-feira, em relação à chegada em setembro de um grupo ativista a Sydney que se uniria ao protesto contra a celebração evento, depois de ter promovido uma grande manifestação em Melbourne.

A aliança de anarquistas, sindicatos, estudantes, defensores dos direitos dos animais e ecologistas, que pretendem impedir a celebração do Fórum Econômico Mundial (WEF), no Crown Casino de Melbourne, de 11 a 13 de setembro, agora tem a Olimpíada como alvo.

Um dos organizadores da manifestação, Jesse Wynhausen, disse esperar que milhares de pessoas se unam em favor dos aborígenes, que pode-se tornar um protesto contra as grandes empresas durante vários dias, depois do começo dos Jogos, em 15 de setembro.

A imprensa local informa que o grupo pretende alugar uma frota de ônibus para levar os manifestantes de Melbourne para Sydney, no próximo dia 14.

"A manifestação principal é a favor da luta de nossos irmãos aborígenes pelo direito à terra, mas é provável que aconteçam outros protestos dirigidos contra as grandes empresas patrocinadoras, como Nike, McDonalds, Shell, Coca-Cola, entre outras", disse Wynhausen.

Wynhausen, estudante da Universidade de Sydney e membro do sindicato dos estudantes, ainda é membro da Campanha de Luta Contra a Tirania Unificada das Corporações (Cactus), um dos principais grupos afiliados da aliança S11 (11 de setembro), que planeja um protesto similar ao que aconteceu em Seattle durante a cúpula da OMC.

A Cactus foi a promotora da recente manifestação contra a suposta utilização de mão-de-obra barata do Terceiro Mundo por parte da Nike para confeccionar seus caros tênis.

Os organizadores do protesto esperam que cerca de 10 mil piquetes bloqueiem os acessos para o encontro, para o qual são esperados alguns dos líderes econômicos e políticos internacionais.

Leia mais sobre os Jogos Olímpicos de Sydney

Leia mais sobre esporte na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página