Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2002 - 20h34

Mais disciplinado, Corinthians fatura seu 5º título do Rio-São Paulo

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O time mais disciplinado venceu o Torneio Rio-São Paulo de 2002, eternizado desde já como o "campeonato dos cartões´´.

Sob o comando do sereno Carlos Alberto Parreira, o Corinthians empatou com o São Paulo hoje em 1 a 1, no placar, e em 2 a 2, nos cartões amarelos, e conquistou pela quinta vez em sua história o título do mais tradicional interestadual do país -já havia ganho em 1950, 53, 54 e 66.

O torneio foi ainda mais valorizado neste ano por tomar o espaço dos dois principais Estaduais do país. A competição inchou em sua 24ª edição, dobrando de 8 para 16 o número de participantes. A continuidade do Rio-São Paulo nos mesmos moldes deste ano ainda está sendo discutida.

A equipe do Parque São Jorge acabou sendo campeã pelo critério técnico, pois havia vencido o primeiro confronto com o São Paulo por 3 a 2.

Se o time do Morumbi tivesse vencido por um gol de diferença -placar mantido até os 34min do segundo tempo-, a decisão, devido ao polêmico regulamento da competição, sairia no número de cartões mostrados pelo juiz.

Como ambos tiveram quatro amarelos cada na fase final, o Corinthians levaria o título por ter sido a equipe de melhor campanha na primeira fase. O time de Parreira somou 31 pontos e superou o Palmeiras no saldo de gols.

Na parte disciplinar, na primeira fase, os corintianos haviam recebido 23 cartões amarelos e um vermelho. O São Paulo levou 38 amarelos e oito vermelhos.

Os são-paulinos, no entanto, eliminaram Palmeiras nas semifinais por terem sofrido menos amarelos nos dois jogos da fase.

O título premia a melhor equipe do torneio tanto tecnicamente como disciplinarmente e, mais especialmente, o treinador que levou a seleção brasileira ao tetracampeonato. Após o título mundial nos EUA, Parreira assumiu vários clubes no país, como São Paulo, Fluminense, Atlético-MG, Santos e Internacional, mas não obteve títulos de expressão.

O Corinthians empata agora com Palmeiras e Santos em número de títulos do Rio-SP -os três são os maiores vencedores da competição, que neste ano não teve cariocas na fase final. Na quarta-feira, o time decidirá a Copa do Brasil com o Brasiliense, no DF.

Leia mais sobre os torneios regionais:

  • Rio-São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página