Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2002 - 07h29

Guga faz última estréia antes de Roland Garros

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Gustavo Kuerten inicia hoje seu último teste antes de encarar seu principal desafio neste ano, a defesa do título de Roland Garros.

O brasileiro fará sua estréia no Masters Series de Hamburgo (ALE) por volta das 12h30 (horário de Brasília), na quadra central do estádio Rothenbaum, diante do tenista local Nicolas Kiefer. O confronto terá acompanhamento em tempo real pela Folha Online.

Além de ser mais uma oportunidade para Guga ganhar ritmo de jogo após ficar dois meses parado por causa de uma cirurgia no quadril, um bom desempenho na Alemanha pode colocá-lo novamente entre os primeiros da lista de entradas da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

No ranking divulgado hoje, o brasileiro, que tem apenas cinco pontos para defender no saibro alemão, despencou da vice-liderança para a sétima colocação.

Dois dos rivais que estão à sua frente na lista deixaram a competição ontem em Hamburgo. O russo Ievguêni Kafelnikov (quarto colocado) perdeu na estréia para o espanhol Alex Corretja. Já Andre Agassi (terceiro) sequer entrou em quadra. O norte-americano, que domingo foi campeão do Torneio de Roma (ITA) desistiu do Masters Series alemão.

No jogo de hoje, Kuerten, 25, terá pela frente um companheiro de infortúnio nos últimos meses.

Desde que perdeu a final do Torneio de Moscou para o russo Ievguêni Kafelnikov em outubro de 2001, Kiefer foi eliminado na estréia da maioria das competições que disputou. No ano passado, só avançou para a segunda rodada em Lyon (França).

No mesmo período, Kuerten chegou à inédita marca de cinco derrotas seguidas em sua carreira após a eliminação nas quartas-de-final do Aberto dos EUA.

Neste ano, Kiefer também teve desempenho pífio. O tenista alemão já participou de 11 torneios _avançou apenas em Dubai, Indian Wells e Munique.

Das 15 partidas que disputou, venceu apenas três. Destas, quatro foram jogadas no saibro, onde triunfou apenas uma vez.

Para o tenista brasileiro, o ano começou de forma mais complicada. Depois de ser submetido a uma cirurgia para curar um lesão no quadril direito, em 26 de fevereiro, Kuerten ficou dois meses parado para se recuperar.

Desde que voltou às quadras, o catarinense disputou dois torneios. Em Mallorca, chegou às quartas-de-final, quando foi eliminado pelo argentino Gaston Gaudio. No Masters Series de Roma, caiu na segunda rodada diante do espanhol Albert Montanes.

Para a estréia de hoje, o técnico Larri Passos afirmou que já traçou a estratégia para superar o alemão, 58º do ranking.

"O Kiefer não é um cara que joga muito rápido. Ele joga plano e o Guga vai ter que tentar mexê-lo bastante, fazê-lo correr e jogar mais pela direita, que é onde ele comete a maioria das falhas", afirmou o treinador do brasileiro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página