Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2002 - 11h17

Skatista brasileiro concorre hoje ao oscar do esporte mundial

Publicidade

da Folha Online

O skatista brasileiro Bob Burnquist concorre hoje ao oscar do esporte mundial, o Laureus World Sports Award 2002, que será entregue em uma cerimônia de gala no Principado de Mônaco.

Divulgação

Bob Burnquist em manobra

Único brasileiro na disputa deste ano, Burnquist é campeão do circuito mundial, conquistou a medalha de ouro nos X-Games e venceu praticamente todas as principais competições da categoria vertical (half-pipe) nos últimos dois anos.

Nascido no Rio, mas filho de pai norte-americano e hoje morando nos EUA, Bob, 25, concorre na categoria de esportes radicais, ao lado do canadense Will Gadd (paragliding), so norte-americano Mat Hoffman (BMX), do italiano Umberto Pelizzari (mergulho livre) e da ucraniana Elena Repko (alpinista de velocidade).

Outros seis prêmios também serão entregues na cerimônia, marcada para o Grimaldi Forum, às 18h30 (horário de Brasília): melhor esportista (masculino e feminino), melhor time, revelação, melhor retorno e melhor paradesportista.

Para o prêmio masculino de melhor esportista de 2001, os indicados são: os norte-americanos Lance Armstrong (ciclismo), Maurice Greene (atletismo-100 m) e Tiger Woods (golfe), o australiano Ian Thorpe (natação) e o alemão Michael Schumacher (F-1).

Na categoria feminina, concorrem: as norte-americanas Stacy Dragila (atletismo-salto com vara), Jennifer Capriati e Venus Williams (tênis), a holandesa Inge de Bruijn (natação) e a sueca Annika Sorenstam (golfe).

O prêmio de melhor equipe será disputado pela seleção australiana de críquete (recordista mundial de invencibilidade no esporte), o Bayern de Munique (campeão alemão e da Copa dos Campeões do ano passado), a equipe francesa da Copa Davis, o Los Angeles Lakers (bicampeão da NBA) e a Ferrari (bicampeã de pilotos e tricampeã de construtores da F-1).

As belgas Kim Clijsters e Justine Henin (tênis), o inglês Steven Gerrard (futebol), o colombiano Juan Pablo Montoya (F-1) e o norte-americano Andy Roddick (tênis) concorrem ao prêmio de revelação de 2001.

O prêmio de melhor retorno será disputado por Michael Jordan (basquete), pelo croata Goran Ivanisevic (tênis), o canadense Mario Lemieux (hóquei no gelo), o alemão Bernhard Langer e o norte-americano John Daly (golfe).

Dentre os paradesportistas, os indicados são a nadadora das Ilhas Faroe Heidi Andreasen (pernas atrofiadas), o corredor canadense Earle Connor (amputou uma perna), o esquiador alemão Gerd Schönfelder (amputou uma perna), o ciclista suíço Beat Schwarzenbach (amputou uma perna) e a tenista de cadeira-de-rodas holandesa Esther Vergeer.

O ex-piloto brasileiro Emerson Fittipaldi _que faz parte da academia de esportistas que votam nos vencedores, junto com Boris Becker, Bobby Charton, Michael Jordan e Michael Jhonson_ participa da entrega dos prêmios desta noite. Cerca de 300 jornalistas do mundo inteiro indicaram os nomes dos concorrentes.

Na festa ainda estarão presentes os atores norte-americanos Morgan Freeman, Michael Douglas e Sean Connery, além, é claro, da família real de Mônaco.

O Laureus World Sports Awards é um evento beneficente que destina verbas para projetos sociais de ajuda a crianças e adolescentes pelo mundo. A premiação foi idealizada pelo sul-africano Iain Banner, que reuniu alguns dos esportistas mais famosos, de várias modalidades, para formarem a Academia Mundial de Esportes.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página