Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2002 - 08h05

Saiba como funciona o joelho e os principais tipos de lesão

Publicidade

da Folha Online

O joelho é uma estrurura complexa, responsável pela flexão, extensão e rotação da perna. A articulação do fêmur com a tíbia e a rótula é a encarregada de amortecer o contato entre os ossos e sustentar boa parte do peso corporal.

Esse complicado mecanismo é formado por osso, cartilagens e tendões, suscetíveis à lesões quando submetidos a atividades de grande esforço físico e movimentos repentinos, como o futebol.

A estabilidade dessa articulação é ordenada pelos ligamentos (faixa de tecido fibroso, que liga ossos) medial, lateral e cruzado anterior e posterior.

Esses ligamentos são vulneráveis a determinados movimentos e podem ser distorcidos, rompidos parcialmente ou completamente.

Editoria de Arte/Folha Imagem



Confira os tipos de lesão e o tempo médio de recuperação:

Rupturas do ligamento medial - É o caso mais frequente no futebol, porque o lado de fora do joelho é sempre o mais exposto a pancadas. O tempo de recuperação é de três a seis semanas, geralmente tratado com imobilização e fisioterapia.

Rupturas do ligamento lateral - É menos comum, mas quando ocorre costuma deixar o jogador cerca de um mês e meio fora dos gramados.

Rupturas dos ligamentos cruzados - É uma lesão grave, que deixa o joelho instável para movimentos de mudança de direção. A maioria dos casos são tratados com cirurgia de reconstrução do ligamento afetado, deixando o jogador por mais de seis meses no "estaleiro".

Além disso, as rupturas nos ligamentos do joelho podem estar associadas lesões também no menisco (tecido cartilaginoso localizado no interior do joelho). Esse tipo de contusão acarreta o inchaço da região. Alguns casos necessitam de uma artroscopia (pequena cirurgia), e o tempo de recuperação, em média, é dois a três meses.

Leia também:
  • Seleções apostam em "baleados" na Copa-2002

  • Termina hoje o prazo para seleções definirem quem vai à Copa

  • Saiba como funciona o joelho e os principais tipos de lesão

  • Joelho tira craques do mundo todo da Copa

  • Contusões também esvaziaram Copa passada

  • Conheça o biotipo dos jogadores de futebol

  • Meias e atacantes são mais suscetíveis à lesões


  • Leia mais: Copa do Mundo-2002
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página