Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2002 - 16h41

Brasileiro campeão mundial de triatlo é atropelado em Brasília

Publicidade

da Folha Online

Nos últimos dias de sua preparação para o Ironman Brasil-2002, que será disputado no dia 25 de maio, em Florianópolis, o campeão mundial da modalidade na categoria deficientes físicos, o brasileiro Rivaldo Martins, foi atropelado em Brasília.

O triatleta, 42, integrante da equipe Brasil Telecom, não se machucou gravemente, mas levou um prejuízo financeiro de mais de US$ 2 mil. Esta é a terceira vez que Rivaldo sofre um atropelamento, comum entre os praticantes do triatlo.

Rivaldo, que teve a perna esquerda amputada abaixo do joelho após um acidente em 1986 e compete com uma prótese, estava pedalando quando um Corcel atingiu sua bicicleta por trás na estrada DF-025, no Lago Sul.

"Além de escoriações no cotovelo esquerdo e do hematoma na coxa esquerda, o acidente me trouxe uma indignação enorme. Afinal, o motorista me ignorou e ainda disse que a culpa era minha", revoltou-se Rivaldo, que não teve nenhuma fratura.

A bicicleta italiana, especial para a prática da modalidade, foi arrastada por cerca de 20 metros pelo carro. O quadro, o banco e os pedais foram destruídos.

Agora, o triatleta está tomando antiinflamatórios e fazendo compressas de gelo na coxa. "Estou sentindo muitas dores, mas acho que que isso não vai me prejudicar, pois estou em boa forma física."

O objetivo de Rivaldo no Ironman Brasil 2002 é bater o recorde mundial do Ironman para paradesportistas, que é seu mesmo (10h10min05). Natural de Santos, ele é o atual campeão do Mundial de Ironman, no Havaí (EUA), e pentacampeão do Ironman da Europa, disputado em Roth (Alemanha).

Em Florianópolis, o triatleta vai estrear uma nova prótese para corrida, que deve ajudá-lo a bater sua marca. A versão mais mais longa do triatlo tem 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida (uma maratona).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página