Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2002 - 11h30

Brasileiros se envolvem em acidente em Mônaco

Publicidade

da Folha Online

Uma acirrada disputa de freadas entre o paranaense Enrique Bernoldi (Arrows), 23, e o paulista Felipe Massa (Sauber), 21, foi um dos destaques do GP de Mônaco, vencido pelo escocês David Coulthard, hoje, em Montecarlo.

Os dois brasileiros vinham lutando pelo 10º lugar, quando na 28ª volta, Bernoldi fez uma bela e ousada manobra na curva Ste. Devote _um dos poucos pontos de ultrapassagem do circuito de rua do principado_ e ultrapassou Massa, tomando a posição.

Mas, ao tentar dar o troco no compatriota, o estreante na categoria, que disputava sua primeira corrida em Mônaco, perdeu o ponto da freada e ficou "preso" no vácuo da Arrows de Bernoldi, empurrando o rival para fora da pista.

Ambos conseguiram evitar que seus carros morressem e voltaram à corrida, mas tiveram que entrar nos boxes e acabaram ficando bem longe dos demais competidores.

"Acho que ele tentou me dar o troco, só que acabou freando quando ainda estava no vácuo do meu carro e, quando você dá uma freada dessas, perde a sustentação aerodinâmica: o resultado é que os freios dele travaram", disse Bernoldi, que não criticou Massa pelo acidente.

Como consequência do choque, o piloto da Sauber recebeu uma punição de "stop-and-go" _passar pelos boxes e ficar parado por dez segundos_, perdendo muito tempo, além de ter de fazer um pit-stop para trocar o bico do carro.

Massa explicou que o acidente foi provocado por um desgaste excessivo das pastilhas de freio, que também provocaria sua saída da corrida, na 64ª volta. Na mesma Ste Devote, as rodas de Massa travaram outra vez e seu carro saiu reto, indo de encontro à barreira de pneus.

A Sauber do brasileiro destruiu toda sua frente, e Massa bateu com o nariz no volante, ficando um pouco tonto e deixando a pista amparado pelos médicos. Mas ele passa bem e nem precisou ser atendido no hospital, sua própria equipe providenciou a aplicação de gelo no local para evitar o inchaço.

Depois da batida, Bernoldi voltou à corrida na 15ª colocação e vinha se recuperando, até que, também na 64º volta, recebeu uma punição por passar direto em uma curva. O paranaense recebeu um "drive-through" _passar dentro da reta dos boxes sem parar_ e acabou terminando a prova em 12º e último lugar.

Leia mais: no especial de F-1
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página