Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2002 - 07h50

Uruguai fica sem a desforra contra a Dinamarca

Publicidade

da Folha Online

Não foi ainda dessa vez que o Uruguai se vingou da Dinamarca. A seleção européia venceu a sul-americana por 2 a 1 hoje no estádio de Munsu, em Ulsan, local onde o Brasil fará a sua estréia na segunda contra a Turquia.

Os dois gols da Dinamarca foram feitos pelo atacante Tomasson. Darío Silva descontou para o Uruguai.

A partida foi válida pelo Grupo A do mundial. Com um jogo para cada seleção, a liderança da chave é dividida por Senegal e Dinamarca, com três pontos. A equipe européia leva vantagem no maior número de gols marcados. Uruguai e França, atual campeã do mundo, seguram a lanterna, com nenhum ponto somado.

No dia 8 de junho de 1986, Uruguai e Dinamarca também se enfrentaram pelo Grupo E do Mundial do México, e a seleção nórdica, em tarde de gala no Estádio de Neza, goleou os sul-americanos por 6 a 1. A atuação dos dinamarqueses foi tão empolgante que a equipe passou a ser chamada de "Dinamáquina" pela imprensa latina.

Naquela oportunidade, estiveram em campo, pela seleção européia, os jogadores Morten Olsen e o astro Michael Laudrup, que hoje são o técnico e assistente da Dinamarca na Copa de 2002, respectivamente.

Já os uruguaios, que tiveram a pior derrota de sua história em Copas justamente para a Dinamarca em 1986, voltam a disputar um Mundial depois de 12 anos de ausência. E a classificação foi sofrida: somente na repescagem, contra a Austrália, a Celeste Olímpica conseguiu carimbar o passaporte para a Ásia.

O meia do Uruguai, Alvaro Recoba, teve a sua escalação confirmada apenas minutos antes da partida começar. O jogador, com uma lesão no joelho, lutou durante toda a semana para ficar em forma .

E a partida começou justamente com Recoba levando perigo ao gol de Sorensen depois de uma cobrança de falta.

O jogo seguiu muito disputado no meio-campo e só ficou interessante após os 12min, quando o dinamarquês Sand acertou uma bola na trave e o uruguaio Gustavo Méndez, de cabeça, assustou o goleiro Sorensen.

Quando o nível técnico era sofrível e tudo indicava que o primeiro tempo terminaria empatado, a Dinamarca chegou ao gol.

Aos 45min, Gronkjaer cruzou da direita para Tomasson, que só empurrou a bola para o gol, de primeira.

O segundo tempo mal havia começado, quando o Uruguai empatou. Darío Rodriguez acertou um belo chute de primeira, de fora da área, e marcou um golaço, aos 2min.

O gol uruguaio modificou o panorama do jogo, que ganhou em movimentação e oportunidades de gol.

Aos 38min, Jorgensen cruzou da esquerda e Tomasson, de cabeça, fez seu segundo gol no jogo e na Copa, definindo o jogo.

Na próxima quinta-feira, acontece a segunda rodada do Grupo A. O Uruguai enfrenta a França, no jogo dos derrotados, e a Dinamarca joga contra o Senegal, no confronto dos líderes.

URUGUAI
Carini; Gustavo Méndez, Sorondo, Montero e Dario Rodriguez (Magallanes); Varela, Pablo Garcia, Guigou e Recoba (Regueiro); Darío Silva e Abreu (Morales)
Técnico: Victor Púa

DINAMARCA
Sorensen; Helveg, Laursen, Henriksen e Heintze (Jensen); Gravesen, Tomasson, Tofting e Rommehdal; Gronkjaer (Jorgensen) e Sand (Poulsen)
Técnico: Marten Olsen

Gols: Tomasson, aos 45min do primeiro tempo; Darío Silva, aos 2min, e Tomasson, aos 38min do segundo tempo
Cartões Amarelos: Gustavo Méndez (URU); Laursen e Heintze (DIN)
Local: estádio de Munsu, em Ulsan (Coréia)
Juiz: Saad Mane (KUW).

Saiba mais sobre: Uruguai

Saiba mais sobre: Dinamarca

Leia também:
  • Técnico dinamarquês diz que resultado fez justiça à Dinamarca

    Leia mais: Copa do Mundo-2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página