Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2002 - 10h24

Alemanha estréia aplicando maior goleada de sua história em Copas

Publicidade

da Folha Online

A seleção da Alemanha não precisou se esforçar muito para aplicar a primeira goleada da Copa de 2002, 8 a 0 sobre a Arábia Saudita, hoje, pelo Grupo E, o melhor resultado de sua história em Copas. A principal arma dos alemães, como já havia anunciado o técnico Rudi Völler, foram os cruzamentos aéreos, um pavor para a baixa defesa adversária. Cinco gols foram marcados de cabeça.

Veja os principais lances do jogo.

Reuters

Placar mostra o resultado

Antes, a maior goleada dos alemães havia sido um 7 a 2 sobre a Turquia na Copa de 1954.

A Alemanha não podia imaginar que enfrentaria um adversário tão fraco. Dos árabes, já se poderia imaginar uma equipe fraca tecnicamente. Mas o que ficou evidente na partida de hoje foi a ingenuidade defensiva da equipe, que não soube neutralizar as previsíveis jogadas dos alemães.

O time de Rudi Völler, armado no esquema 3-5-2, teve qomo qualidades a boa troca de bola, com inversões constantes para os dois lados do campo. Tecnicamente, a Alemanha esteve longe de ser um primor. Mas a já conhecida eficiência mas uma vez sobressaiu.

Os três primeiros gols nasceram de cruzamentos aéreos. Aos 19min, Klose aproveitou a falha de um defensor árabe e marcou; cinco minutos depois, o próprio Klose subiu bem mais alto do que o defensor adversário e marcou, sem chance de defesa para o goleiro Al-Deayea.

Aos 40min, o meio-campista Ballack, a grande esperança alemã de fazer uma campanha digna na Copa, aproveitou um cruzamento de Ziege e marcou. Aos 45min, Jancker recebeu um ótimo passe de Frings e marcou. Quebrando a "seqüência" da partida, Jancker marcou com o pé direito.

Com a partida absolutamente resolvida, os alemães diminuíram um pouco o rítmo da partida no começo do segundo tempo. Quando foram para cima, não encontraram dificuldades para ampliar o resultado.

Aos 24min, após um cruzamento da direita, Klose, mais uma vez de cabeça, fez o quinto gol do jogo, seu terceiro, o que o leva à artilharia isolada na competição. Três minutos depois, o zagueiro Linke marcou mais uma vez, após cobrança de escanteio.

Aos 39min, foi a vez do veterano Oliver Bierhoff, 34, que começou a partida no banco de reservas, marcar. Aos 45min, Bernd Schneider completou o incrível resultado.

Alemanha
Kahn, Metzelder, Ramelow (Jeremies) e Linke; Bernd Schneider, Ballack, Frings, Hamann e Ziege; Jancker (Bierhoff) e Klose (Neuville).
Técnico: Rudi Völler

ARÁBIA SAUDITA
Al-Deayea, Tukar, Sulimani, Sulaiman e Dukhi; Al-Owairan (Ibrahim Al-Shahrani), Noor, Temyat (Khathran) e Al-Shahrani; Al-Jaber e Al-Yami (Abdullah Al-Dossari).
Técnico: Nasser Al-Joharr

Gols: Klose, aos 19min e aos 24min, Ballack, aos 39min, e Jancker, aos 45min do primeiro tempo; Klose, aos 24min, Linke, aos 27min, Bierhoff, aos 39min, e Bernd Schneider, aos 45min da etapa final
Juiz: Ubaldo Aquino (Paraguai)
Cartões amarelos: Noor, Ziege e Hamann
Local: Sapporo, no Japão

Com agências internacionais

Leia também:

  • Alemanha fica a três gols do recorde do Brasil em Copas

  • Alemanha faz "estréia de gala" na abertura da Copa do Japão

  • Goleada, Arádia dá o "melhor retorno" nas casas de apostas

  • Técnico da Arábia assume responsabilidade por "desastre"

  • Alemães estão espantados com goleada sobre Arábia



  • Saiba mais sobre: Alemanha

    Saiba mais sobre: Arábia Saudita

    Leia mais: Copa do Mundo-2002
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página