Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2002 - 01h30

Guga tenta igualar marca de Ivan Lendl em Roland Garros

Publicidade

FERNANDO CAMINATI
da Folha Online

Além da vaga nas quartas-de-final, Guga joga hoje em Roland Garros para igualar a marca de uma legenda do tênis nas quadras de saibro francesas. Com mais uma vitória, ele iguala a maior série invicta de Ivan Lendl no Grand Slam do saibro: 18 jogos sem derrotas.

O tenista brasileiro, atual bicampeão e dono de três títulos no torneio, enfrenta o espanhol Albert Costa no encerramento da rodada de hoje na quadra central Philippe Chatrier, por volta das 13h (de Brasília).

Se vencer poderá fazer um duelo contra o número um do mundo, Lleyton Hewitt, nas quartas-de-final _o australiano joga contra o argentino Guillermo Cañas.

Guga defende uma série invicta de 17 jogos em Roland Garros, obtida na trajetória dos títulos de 2000 e 2001 _quando pela primeira vez em sua carreira defendeu com sucesso uma conquista_ somada às três vitórias deste ano. Sua última derrota nas quadras de Paris foi em 1999, quando caiu nas quartas-de-final, derrotado pelo ucraniano Andrei Medvedev.

Antes disso, o brasileiro já tinha erguido a taça dos Três Mosqueteiros em 1997, aos 21 anos de idade, na surpreendente conquista que o revelou para o mundo.

Nascido tcheco, mas naturalizado norte-americano depois de famoso, Lendl _um dos maiores vencedores de títulos da história do tênis, com 94 conquistas e mais de US$ 21 milhões amealhados_ também é tricampeão de Roland Garros. Ele viveu sua melhor fase no torneio entre 1983 e 1988 _quando foi campeão em 84, 86 e 87, caiu na final de 85 e parou nas quartas-de-final em 83 e 88. Foi ainda finalista de 81.

Do título de 86 à eliminação de 88, ele acumulou 18 vitórias no torneio, sua série mais longa de triunfos no saibro francês.

No total, Lendl venceu 55 das 66 partidas que disputou em 14 participações no Aberto da França (80% de aproveitamento). Disputando sua sétima edição do Grand Slam do saibro, Guga já supera esta marca: o brasileiro venceu 29 das 32 apresentações que fez e tem aproveitamento próximo dos 90% em Paris.

Caso Guga se junte a Lendl, dividirá com o tcheco a terceira posição no ranking dos jogadores que mais tempo permaneceram sem perder em Roland Garros.

O sueco Bjorn Borg encabeça a lista por ter acumulado 28 vitórias em 28 jogos disputados de 1978 a 81. No segundo posto estão o norte-americano Jim Courrier e o espanhol Sergi Bruguera, ambos com 20 vitórias seguidas.

Maior campeão da história do torneio, hexacampeão (1974, 75, 78, 79, 80 e 81), Borg nunca mais voltou a competir no Aberto da França depois do título de 1981.

Leia mais sobre tênis:

Roland Garros
  • Chave masculina

  • Chave feminina

  • Cabeças-de-chave 1 a 16

  • Cabeças-de-chave 17 a 32

  • Campeões

  • Campeãs

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página