Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2002 - 01h33

Rei do saibro, Lendl também teve tabu na grama de Wimbledon

Publicidade

FERNANDO CAMINATI
da Folha Online

Assim como Guga, o tcheco naturalizado norte-americano Ivan Lendl era um rei do saibro, mas também tinha problemas quando jogava na grama de Wimbledon.

Apesar de ter disputado cinco semifinais e ter perdido duas finais _em 1986, para o alemão Boris Becker, e em 87, para o australiano Pat Cash_, Lendl nunca foi campeão do Grand Slam inglês.

Guga tem apenas uma boa campanha na grama inglesa: foi quadrifinalista em 1999, tendo perdido para o norte-americano Andre Agassi. Confessa ter pouco interesse no torneio e no ano passado nem sequer participou.

Mas na terra batida, os dois tricampeões de Roland Garros eram reis. Guga e Lendl são, junto com o argentino Guillermo Vilas, os três únicos jogadores na era profissional do tênis a conquistarem o chamado "Red Slam" _o grupo dos quatro principais torneios disputados em saibro: o Aberto da França e os Masters Series de Montecarlo, Roma e Hamburgo.

Primeiro homem sul-americano a erguer uma taça de Grand Slam, em Roland Garros-77, Vilas foi o primeiro tenista a completar o Red Slam, com 11 títulos nesses torneios nos anos 70.

Lendl o fez nos anos 80, tendo vencido Roland Garros em 84, 86 e 87, Montecarlo em 85 e 88, Roma em 86 e 88 e Hamburgo em 87 e 89.

E Guga reuniu as quatro taças em 2000, quando ergueu seu único título em Hamburgo. Antes disso, vencera o Grand Slam francês em 97, 2000 e 2001, Montecarlo em 99 e 2001 e Roma em 99.

Dos três, Lendl foi quem chegou mais perto de um título na grama do All England Lawn Club, que recebe anualmente desde 1877 o mais tradicional torneio de tênis do mundo.

Por causa das derrotas nas finais de 86 e 87, ficou impedido de "fechar" o Grand Slam, já que foi campeão em todas as outras pernas da série mais importante do tênis _dois no Aberto da Austrália (1989 e 90), três no Aberto da França e três no US Open.

Guga só tem seis vitórias na grama inglesa e coleciona cinco derrotas em cinco participações em Wimgledon.

Já Vilas é tão conhecido pelos seus inúmeros títulos e jogadas de efeito quanto pelo ódio que nutria por Wimbledon _torneio do qual nunca participava. Uma vez chegou a dizer que a grama não servia para jogar tênis e que era útil apenas para as vacas.

A grama é a superfície mais rápida e irregular do tênis e dificulta os jogadores que jogam no fundo de quadra, estilo mais apropriado ao saibro. Wimbledon-2002 é o próximo Grand Slam a ser disputado e começa em 24 de junho.

Leia mais sobre tênis:

Roland Garros
  • Chave masculina

  • Chave feminina

  • Cabeças-de-chave 1 a 16

  • Cabeças-de-chave 17 a 32

  • Campeões

  • Campeãs

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página