Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2002 - 08h21

Suécia mantém tabu de 34 anos e empata com a Inglaterra

Publicidade

da Folha Online

Grande favorita ao título, a Inglaterra estreou mal na Copa-2002. Além de ficar no empate em 1 a 1 e permitir a liderança isolada da Argentina no "grupo da morte", manteve um tabu negativo diante da Suécia.

Há 34 anos, os "inventores" do futebol venceu pela última vez os rivais escandinavos (3 a 1 num amistoso em Londres, em 1968). Depois, foram três derrotas e quatro empates.

O confronto de hoje foi o primeiro entre os dois países em Mundiais. No geral, aconteceram 22 _dez vitórias da Inglaterra, sete empates e cinco vitórias da Suécia.

No jogo de hoje, os técnicos Tommy Soderback e Lars Lagerback, da seleção sueca, armaram um esquema extremamente defensivo para enfrentar a Inglaterra, privilegiando a marcação sobre as duas estrelas adversárias, Beckham e Owen.

No primeiro tempo, Owen mal pegou na bola, perdido entre os fortes zagueiros suecos. Seu primeiro chute ao gol saiu apenas aos 24min do segundo tempo.

Já Beckham conseguiu alguns cruzamentos, mas, fora de ritmo por causa da lesão no pé que prejudicou sua preparação para o Mundial, não foi o mesmo jogador que ajudou na classificação inglesa para a Copa.

Quem também decepcionou foi o meia Ljungberg. Ele lutou durante toda a semana com uma lesão no quadril e pouco apareceu durante a partida.

O resultado em Saitama foi bom para Argentina, que lidera o grupo com três pontos, depois da vitória sobre a Nigéria por 1 a 0. Suécia e Inglaterra dividem a segunda posição, com um ponto cada.

As duas equipes entraram no primeiro tempo se respeitando muito. A Suécia começou muito recuada, esperando a Inglaterra em seu próprio campo. Os rivais, apesar do meio-campo ofensivo armado por Eriksson _com Scholes, Beckham, Hargraeves e Heskey_, não encontrava espaços no ataque.

A solução foi concentrar o jogo pelas laterais, com Cole e Mills. A primeira jogada de perigo aconteceu apenas aos 17min, com Beckham lançando na área na direção de Vassel. O goleiro Hedman, no entanto, estava atento e se antecipou.

Enquanto a Inglaterra investia no ataque, a Suécia apostava nos contra-ataques, contando com a velocidade do atacante Larsson. Apesar disso, os suecos insistiam nos cruzamentos para a área, sendo anulados facilmente pelos zagueiros Ferdinand e Campbell, ambos de 1,88 m de altura.

O placar foi aberto aos 23min do primeiro tempo, em uma jogada aérea. Beckham cobrou escanteio da esquerda, no meio da área. Campbell apareceu entre o zagueiro Mellberg e o goleiro Hedman e cabeceou.

A desvantagem fez acordar a Suécia. Cinco minutos depois, Larsson assustou o goleiro Seaman em uma cobrança forte de falta, para fora. Aos 39min, Allback completou cruzamento da esquerda, mas Seaman defendeu com facilidade.

O segundo tempo começou melhor, com os dois times buscando o ataque. Logo aos 3min, a Inglaterra assustou o goleiro Hedman. Scholes virou o jogo para o lateral Mills na direita, que entrou na área e chutou, para defesa do goleiro.

O time sueco só melhorou após a entrada de Anders Svensson no lugar de Magnus Svensson. O gol de empate saiu aos 15min, depois um erro do lateral Mills, que tentou matar a bola no peito para o goleiro Seaman, mas se atrapalhou e cortou mal. A bola sobrou para Alexandersson, que acertou um belo chute de fora da área.

Com o gol, a Suécia ganhou confiança e passou a pressionar. Aos 19min, Svensson apareceu livre na área inglesa, mas o goleiro Seaman saiu do gol e evitou a virada.

Para tentar conter os ataques do adversário, Eriksson colocou o volante Dyer e o meia Joe Cole, no lugar de Beckham e Vassel. A mudança deu resultado. Com Owen e Heskey _dupla de ataque do Liverpool_ no ataque, o time inglês pressionou mais.

INGLATERRA
Seaman; Danny Mills, Ferdinand, Campbell e Ashley Cole; Scholes, Hargreaves, Beckham (Dyer) e Heskey; Owen e Vassel (Joe Cole).
Técnico: Sven-Goran Ericksson

SUÉCIA
Hedman; Mellberg, Jakobsson, Mjallby e Lucic; Linderoth, Magnus Svensson (Anders Svensson), Ljungberg e Alexandersson; Larsson e Allback.
Técnicos: Tommy Soderback e Lars Lagerback

Juíz: Carlos Eugênio Simon (BRA)
Cartões amarelos: Campbell, Allback e Jakobsson
Gols: Campbell, aos 23min do primeiro tempo e Alexadersson, aos 15min do segundo.

Leia também:
  • Owen fica aliviado por empate na estréia da Inglaterra
  • Simon estréia em Copas do Mundo com partida tranqüila
  • Soldados ingleses no Afeganistão param para assistir à Copa
  • Arma dos suecos foi a experiência de seus "ingleses"
  • Eriksson lamenta erros da Inglaterra no empate contra Suécia

    Saiba mais sobre: Inglaterra

    Saiba mais sobre: Suécia

    Leia mais: Copa do Mundo-2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página