Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2002 - 05h22

Croácia decepciona e México estréia com vitória na Copa

Publicidade

da Folha Online

A seleção do México conseguiu um excelente resultado em sua briga para avançar à segunda fase da Copa do Mundo. Hoje, na cidade de Niigata, venceu a Croácia _terceiro lugar no Mundial da França, há quatro anos_ por 1 a 0.

Veja os melhores lances da partida.

Mexicanos e croatas entraram em campo sabendo da importância do confronto. Os italianos, tricampeões do mundo, são favoritos a ficar com o primeiro lugar da chave. Teoricamente, México e Croácia devem brigar pelo segundo lugar. O Equador, sem tradição em Copas, é considerado a equipe mais frágil da chave.

Talvez por isso, o primeiro tempo tenha sido tão comedido, com as duas equipes evitando correr riscos desnecessários.

A Croácia apostou tudo no trio de veteranos formado por Prosinecki, Suker e Boksic. Contra a experiência do rival, o México usou a velocidade, principalmente com os alas Ramón Morales e Mercado.

As chances de gol foram poucas no primeiro tempo. A Croácia teve a sua melhor oportunidade aos 5min, quando o lateral-esquerdo Jarni cobrou falta da esquerda e o atacante Boksic ganhou de cabeça da zaga mexicana, exigindo boa defesa do goleiro Perez.

Mas a melhor oportunidade foi do México. Aos 32min, o lateral Ramón Morales chutou forte da entrada da área e Borgetti, na risca da pequena área, completamente livre, perdeu um gol incrível.

A Croácia voltou para o segundo tempo assustando. Com 1min, o volante Soldo quase abriu o placar numa bela cabeçada, mas o goleiro Perez fez outra ótima defesa.

Aos 13min, o México marcou o único gol do jogo. Blanco tabelou com Borgetti e invadiu a área croata. Foi contido pelo lateral Zivkovic em uma entrada violenta. O árbitro chinês Jun Lu marcou o pênalti e ainda deu o cartão vermelho direto para Zivkovic.

Blanco cobrou o pênalti com perfeição e garantiu a vitória dos mexicanos.

Com um jogador a menos em campo e em desvantagem no placar, a Croácia partiu para o ataque em busca do empate. Mas, o que ficou evidente, é que a equipe já não tem mais a força da última Copa e que dificlmente terá condições de se classificar para a segunda fase.

CROÁCIA
Pletikosa, Zivkovic, Robert Kovac, Simunic e Jarni; Tomas, Soldo, Niko Kovac e Prosinecki (Rapaic); Suker (Saric) e Boksic (Stanic).
Técnico: Mirko Jozic

MÉXICO
Oscar Perez, Vidrio, Rafael Marquez e Carmona; Ramon Morales, Caballero, Torrado, Luna e Mercado; Blanco (Palência) e Borgetti (Luís Hernandez).
Técnico: Javier Aguirre.

Gols: Blanco, aos 15min da etapa final
Juiz: Jun Lu (China)
Cartões amarelos:
Cartão vermleho: Zivkovic
Local: Niigata (Japão)

Com agências internacionais

Leia também:

  • Técnico da Croácia elogia goleiro mexicano

  • Para treinador do México a vitória contra a Croácia foi um sonho


  • Saiba mais sobre: México

    Saiba mais sobre: Croácia

    Leia mais: Copa do Mundo-2002
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página