Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2002 - 07h53

Com ajuda do juiz, Brasil evita vexame na estréia

Publicidade

da Folha Online

O juiz sul-coreano Kim Young-Joo ajudou o Brasil a fugir de um vexame histórico e conseguir sua primeira vitória na Copa-2002, contra a inexpressiva Turquia.

Com pênalti inexistente, marcado aos 41min do segundo tempo sobre Luizão _a falta foi fora da área_, o Brasil fez 2 a 1 sobre o adversário e resolveu o problema que vinha tendo nas conclusões de jogadas.

Veja os principais lances do jogo.

Mesmo tendo dominado a maior parte da partida, criando e desperdiçando diversas oportunidades, o time brasileiro passou muito próximo de viver um fiasco histórico.

Sem perder em uma estréia de Copa desde a edição da Itália-34, o Brasil terminou o primeiro tempo em desvantagem no placar, após um gol de Hasan Sas aos 47min.

Ronaldo, logo aos 5min do segundo tempo, empatou. Mas, mesmo após o gol brasileiro, a equipe seguiu perdendo chances de marcar.

O empate colocaria fim a uma sequência de cinco estréias em Copa com vitória _desde o Mundial da Espanha-82 o Brasil inicia suas campanhas vencendo.

Aos 42min, no entanto, o inexperiente juiz, que apitava seu primeiro jogo em Copas, deu pênalti em uma falta sobre Luizão fora da área, e ainda expulsou o zagueiro turco Ozalan. Rivaldo bateu e marcou.

Com o resultado, o Brasil fica em posição privilegiada para conseguir a classificação para as oitavas-de-final pelo Grupo C. O próximo jogo do Brasil será contra a China, no sábado. A participação na primeira fase termina na próxima quinta-feira, contra a Costa Rica.

O jogo
No primeiro tempo, a seleção dominou os primeiros dez minutos, fazendo marcação sob pressão no meio-campo, apesar não ter tido nenhuma chance clara de gol.

A situação se inverteu durante o jogo, com os turcos ganhando mais as disputas no meio. O Brasil só conseguiu retomar o controle da partida nos cinco minutos finais, quando teve pelo menos três oportunidades claras para marcar.

Aos 40min, Ronaldo fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Rivaldo, que cabeceou em cima do goleiro turco.

Dois minutos depois, Rivaldo tabelou com Ronaldo e chutou de longe. Recber fez boa defesa.

Aos 45min, Ronaldinho recebeu passe dentro da área, cortou um zagueiro e ficou de cara para o gol, mas chutou em cima do goleiro.

Apesar do controle brasileiro, foi a Turquia quem marcou. Aos 47min, Basturk lançou Hasan Sas na esquerda, aproveitando falaha de marcação da defesa. O jogador dominou, já dentro da área, e chutou forte para marcar.

O time brasileiro voltou para o segundo tempo pressionando o adversário. Aos 4min, Rivaldo desperdiçou chance de frente para o gol.

Logo no minuto seguinte, Rivaldo cruzou da esquerda e Ronaldo se esticou para completar de pé direito e empatar.

Ronaldo novamente, aos 10min, fez grande jogada individual, mas concluiu fraco.

O Brasil seguiu criando oportunidades sem conseguir aproveitar. Aos 41min, o juiz marcou um pênalti em jogada em que Luizão foi puxado pela camisa fora da área. Rivaldo bateu e marcou.

A partida ainda ficou tumultuada no final. Em uma jogada na linha de fundo, Rivaldo sofreu pênalti legítimo do goleiro Recber, que tentou segurá-lo, mas o juiz não marcou.

Na sequência, o zagueiro Unsal chutou a bola em cima de Rivaldo quando o brasileiro se preparava para cobrar um escanteio e também foi expulso.

BRASIL
Marcos, Lúcio, Edmílson e Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Juninho Paulista (Vampeta), Ronaldinho Gaúcho (Denílson) e Roberto Carlos; Rivaldo e Ronaldo (Luizão)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

TURQUIA
Rustu Recber; Fatih Akyel, Bulent Korkmaz (Ilhan Mansiz), Umit Ozat, Alpay Ozalan; Tugay Kerimoglu, Emre Belozoglu, Yildiray Basturk (Umit Davala), Hakan Unsal, Sas; Hakan Sukur
Técnico: Senol Gunes

Local: estádio Ulsan Munsu
Juiz: Kim Young-joo (Coréia do Sul)
Cartões amarelos: Akyel, Unsal e Ozalan (T); Denílson (B)
Cartões vermelhos: Ozalan e Unsal (T)
Gols: Sas, aos 46min do primeiro tempo; Ronaldo, aos 5min, e Rivaldo, aos 41min do segundo

Leia também:

  • Scolari reclama dos erros de finalização do Brasil
  • Rivaldo e Ronaldo comprovam recuperação com boas atuações
  • Técnico da Turquia diz que pênalti brasileiro "foi uma injustiça"
  • Jogo Brasil e Turquia tem a centésima expulsão em Copas
  • Seleção Brasileira obtém 11ª virada na história das Copas
  • Brasil mantém invencibilidade de 68 anos em estréias de Copas

    Leia mais: Copa do Mundo-2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página