Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/06/2002 - 07h49

Portugal é surpreendido pelos Estados Unidos e perde na estréia

Publicidade

da Folha Online

Depois da França na estréia, foi a vez de Portugal ser supreendido por um azarão neste Mundial. Pelo Grupo D, os portugueses foram derrotados hoje por 3 a 2 pelos Estados Unidos em Suwon, na Coréia do Sul.

O vexame só não foi maior porque a seleção lusitana conseguiu diminuir, depois de estar perdendo por 3 a 0 já no primeiro tempo.

Reuters

McBride festeja 1º gol dos EUA


Com o resultado, os americanos são líderes ao lado da Coréia, ambos com três pontos. Portugal e Polônia não somaram pontos e estão em situação compliacada. Confira os melhores lances desta partida.

O começo de Copa para Portugal não poderia ter sido pior. Pelo lado americano, nem o mais fanático apreciador do "soccer", como é chamado o futebol no país, acreditaria em um início tão arrasador.

A seleção norte-americana, última colocada na Copa do Mundo de 1998, não tomou conhecimento do favoritismo adversário e assinalou logo aos 3min o gol mais rápido do Mundial de 2002.

Depois de chute de longa distância, o goleiro Vitor Baia rebateu a bola para o meio da área, e O'Brien pegou o rebote e mandou de volta, desta vez para o fundo das redes.

Os portugueses tentaram pressionar, mas esbarraram em uma bem armada defesa. Surpreendentemente, os americanos continuaram levando perigo à meta de Vitor Baia.

Aos 29min, depois de uma bola mal rebatida pela zaga de Portugal, Donovan escapou livre pela direita e cruzou na área. A bola desviou num zagueiro e enganou Vitor Baia, que saía do gol para fazer o corte. O goleiro luso ainda chegou a tocar na bola com a ponta dos dedos, mas não evitou o gol.

Os Estados Unidos mantiveram o ritmo. Aos 36min, McBride mergulhou para completar de cabeça cruzamento da direita, ampliando para 3 a 0 e deixando os portugueses atônitos em campo.

Portugal conseguiu diminuir em jogada de bola parada dois minutos depois. Depois da cobrança de escanteio, Beto cabeceou, a zaga cortou, e o próprio Beto emendou de primeira, marcando o 1800º gol em Copas do Mundo.

Na etapa complementar, os portugueses se posicionaram melhor em campo e passaram a tocar melhor a bola. As chances de gol começaram a surgir. Os Estados Unidos, no entanto, continuou se defendendo bem e saindo apenas nos contra-ataques.

Aos 26min, foi a vez dos americanos levarem azar. O zagueiro Agoos foi tentar cortar para escanteio bola cruzada da esquerda e acertou chute de primeira, mandando a bola no ângulo de seu próprio gol: 3 a 2. Os portugueses pressionaram em busca do empate, mas sem sucesso.

Os Estados Unidos não venciam uma seleção européia em Copas do Mundo desde 1950, no Brasil, quando derrotaram a Inglaterra.

ESTADOS UNIDOS
Brad Friedel; Frankie Hejduk, Pablo Mastroeni, Jeff Agoos e Tony Sanneh e Eddie Pope; John O'Brien, Earnie Stewart (Cob Jones), DaMarcus Beasley e Landon Donovan (Moore); Brian McBride
Técnico: Bruce Areena

PORTUGAL
Vitor Baia; Jorge Costa (Jorge Andrade), Severo Beto, Fernando Couto e Rui Jorge (Paulo Bento); Armando Petit, Sergio Conceição, Rui Costa (Nuno Gomes) e Luis Figo; João Pinto e Pauleta
Técnico: Antonio Oliveira

Local: Suwon (Coréia do Sul)
Árbitro: Byron Moreno (Equador)
Gols: O'Brien, aos 3min, Donovan, aos 29min, McBride, aos 36min, e Beto, aos 38min do primeiro tempo; Agoos (contra), aos 26min do segundo
Amarelos: Beto e Petit (P); Beasley (E)

Leia também:
  • Técnico de Portugal culpa falta de condicionamento físico por derrota
  • "Tomamos três gols muito estranhos", lamenta Figo

  • Saiba tudo sobre os Estados Unidos

  • Saiba tudo sobre Portugal

  • Leia mais: Copa do Mundo-2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade