Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2002 - 10h24

França e Uruguai protagonizam o primeiro 0 a 0 da Copa

Publicidade

da Folha Online

França e Uruguai realizaram hoje o primeiro confronto entre campeões mundiais da Copa-2002 _o jogo de número 600 da história_ e a melhor partida, mas também o primeiro 0 a 0 deste Mundial.

O resultado manteve as seleções "vivas", mas com chances reduzidas de classificação no Grupo A.

Os detendores do título precisam vencer a Dinamarca na última rodada por dois gols de diferença, mesma situação do primeiro campeão da história, diante de Senegal. Ambos os jogos acontecem simultaneamente, no dia 11.

As equipes buscavam redimir a derrota em suas estréias e, entre boas oportunidades de gol, rechearam o jogo com lances violentos. Confira os melhores lances.

Logo aos 25min do primeiro tempo, o atacante Thierry Henry foi expulso por entrar de sola na canela do meia Pablo García. Outros cinco jogadores (quatro uruguaios) receberam cartão amarelo.

O meia Zidane, o maior astro da França, novamente ficou de fora, devido a uma lesão muscular na coxa esquerda, sofrida no último dia 26. Seu retorno está previsto contra a Dinamarca.

O jogo
A França, apontada como a maior favorita antes da Copa, tomou a iniciativa do jogo, enquanto o Uruguai se baseava nas armações de jogada do habilidoso Recoba e nos chutes de longa distância, como o de García, aos 10min.

Aos 18min, o meia-atacante Recoba recebeu livre na área, mas o goleiro Barthez fez ótima defesa com os pés.

Antes da expulsão, Henry e Trezeguet chegaram duas vezes com perigo ao gol de Carini. Num dos lances, a bola entrou, mas o gol foi invalidado pelo impedimento.

Depois, os europeus recuaram, e os sul-americanos passou a dominar. Numa inversão do estilo de jogo, o meia Petit quase abriu o placar aos 35min, quando cobrou uma falta na trave.

No segundo tempo, mesmo com um jogador a menos, os franceses partiram ao ataque, marcando sob pressão a saída de bola adversária. Os uruguaios também voltaram com a mesma formação e postura tática. Apenas os pontapés foram deixados de lado.

Em dois minutos, o Uruguai perdeu três gols feitos, com Recoba, Abreu e Dario Silva. A França respondeu com um chute forte de Trezeguet, salvo pelos pés de Carini, aos 10min.

O jogo seguiu movimentado. E, aos 46min, Magallanes finalizou bem, mas Barthez fez boa defesa no último grande lance, definindo o 0 a 0.

FRANÇA
Barthez; Thuram, Desailly, Leboeuf (Candela) e Lizarazu; Vieira, Petit, Micoud e Wiltord (Dugarry); Henry e Trezeguet (Cisse)
Técnico: Roger Lemerre

URUGUAI
Carini; Lembo, Sorondo, Montero e Dario Rodriguez (Guigou); Pablo García, Romero (De los Santos), Varela e Recoba; Abreu e Dario Silva (Magallanes)
Técnico: Victor Púa

Cartão Vermelho: Henry (FRA)
Cartões Amarelos: Petit (FRA); Pablo Garcia, Abreu, Romero, Dario Silva (URU)
Juiz: Felipe Ramon Rizo (MEX)
Local: Busan Stadium (Coréia do Sul)

Leia mais:

  • Goleiros se destacam na segunda rodada da Copa

  • Técnico uruguaio considera justo empate contra a França

  • "Os azuis em ponto morto", destaca jornal francês

  • Lemerre garante que ainda há esperanças para a França

  • França mantém baixo desempenho sem o craque Zidane

  • Saiba tudo sobre a seleção francesa
  • Saiba tudo sobre a seleção uruguaia
  • Saiba tudo sobre a Copa do Mundo-2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página