Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2002 - 07h50

Espanha bate de virada o Paraguai e é a primeira classificada

Publicidade

da Folha Online

Com dois gols de Morientes, que entrou no segundo tempo, e um de Hierro, de pênalti, a Espanha bateu de virada por 3 a 1 o Paraguai hoje, em Jeonju, na Coréia, e é a primeira seleção classificada às oitavas-de-final. Agora, tem seis pontos em dois jogos e lidera o Grupo B da Copa do Mundo de 2002. Já os paraguaios complicaram suas chances de classificação -têm apenas um ponto em duas partidas.

O resultado teve sabor de vingança para os espanhóis, que em 1998, na França, empataram em 0 a 0 com o Paraguai e acabaram eliminados já na primeira fase. Puyol, contra, fez o primeiro gol logo aos 10min do primeiro tempo.

Confira os melhores lances do primeiro clássico hispânico da Copa do Mundo de Coréia do Sul e Japão

Reuters

Morientes (à dir.)festeja gol


A nova camisa laranja, apesar de o tom não ser tão forte quanto à da Holanda, parece ter inspirado o Paraguai, pelo menos no primeiro tempo. Com um consistente futebol de conjunto e uma zaga sólida, o time guarani conseguiu controlar as ações espanholas. Em contrapartida, soube explorar, como sempre, as descidas pela direita do lateral Arce ao ataque, a sua principal arma na competição.

Dos pés do lateral palmeirense mais uma vez nasceu o gol paraguaio. Aos 10min, Chilavert bateu falta de sua intermediária defensiva e jogou a bola na área adversária. Hierro afastou de cabeça, mas a bola caiu nos pés de Arce, que bateu cruzado e obrigou Casillas a rebater para o meio da pequena área. A bola espirrou em Puyol e entrou na meta espanhola.

No empate de 2 a 2 com a África do Sul, na estréia, Arce já havia feito o cruzamento para o gol de Gamarra e marcado um gol em cobrança de falta.

Em desvantagem no marcador, a Espanha tentou pressionar, mas sem objetividade e esbarrou em uma defesa bem postada. A melhor chance do empate foi com Raúl, aos 21min, que ajeitou e bateu de virada quase da marca do pênalti. A bola passou assustando Chilavert.

Na volta da etapa complementar, o técnico Jose Antonio Camacho promoveu duas alterações -Tristán por Morientes e Luis Enrique por Helguera-, e a seleção espanhola subiu de produção.

Logo aos 7min, Morientes, de cabeça, já empatava o placar, depois de cobrança de escanteio pela esquerda de De Pedro. Aos 24min, novamente De Pedro desceu pela esquerda e cruzou na área. Chilavert saiu em falso do gol e Morientes aproveitou o vacilo para virar o marcador.

Visivelmente acima do peso, Chilavert retornou à equipe sul-americana nesta partida depois de ter cumprido suspensão na estréia por ter dado uma cusparada no rosto do lateral Roberto Carlos após jogo contra a seleção brasileira pelas eliminatórias.

Aos 36min, Raúl foi derrubado na área e o juiz assinalou a penalidade máxima. O zagueiro Hierro se apresentou para a cobrança e converteu com categoria -3 a 1-, garantindo a vaga antecipadamente para a Espanha.

ESPANHA
Casillas; Puyol, Hierro, Nadal e Juanfran; De Pedro, Baraja, Valerón (Xavi) e Luis Enrique (Helguera); Raúl e Tristán (Morientes)
Técnico: José Antonio Camacho

PARAGUAI
Chilavert; Arce, Ayala, Gamarra, Cáceres (Struway) e Caniza; Gavillan, Paredes e Acuña; Santa Cruz e Cardozo (Jorge Campos)
Técnico: Cesare Maldini

Juiz: Gamal Ghandour (Egito)
Local: estádio da Copa do Mundo de Jeonju
Gols: Puyol (contra) aos 10min do primeiro tempo. Morientes, aos 8min e aos 24min, e Hierro, de pênalti, aos 37min do segundo
Amarelos: Baraja (E); Arce e Gavillan (P)

Leia também:
  • Depois de provocações, Chilavert parabeniza espanhóis pela vaga
  • Com dois gols, Morientes reivindica ser titular do ataque da Espanha

    Saiba mais sobre: Espanha
    Saiba mais sobre: Paraguai
    Leia mais: Copa do Mundo-2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página