Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2002 - 11h34

Costa impede segunda final seguida de Corretja em Roland Garros

Publicidade

da Folha Online

Albert Costa venceu Alex Corretja no duelo espanhol das semifinais de Roland Garros e impediu que seu amigo, vice-campeão de 2001, chegasse à segunda final seguida em Paris.

O algoz de Guga no torneio deste ano venceu por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/4, 3/6 e 6/3, em três horas e 10 minutos de jogo, e vai disputar pela primeira vez uma final em um Grand Slam.

Agora, Costa decide o título contra Juan Carlos Ferrero, que eliminou até com certa facilidade o russo Marat Safin.

Reuters

Costa após queda do ponto decisivo do jogo

Assim, a "Armada Espanhola" repete as façanha de 1994 e 1998, quando colocou dois de seus tenistas na decisão do título do maior torneio disputado em saibro no mundo.

Ocupando a 14ª colocação na Corrida dos Campeões e a 22ª do ranking de entradas, Costa impediu que Gustavo Kuerten chegasse ao tetracampeonato do Aberto da França, vencendo-o nas oitavas-de-final e interrompendo uma série de 17 vitórias do brasileiro nas quadras francesas.

Também passou, nas quartas, pelo argentino Guillermo Cañas, algoz do número um do mundo no ano passado, o australiano Lleyton Hewitt.

Hoje, após vencer com facilidade os dois primeiros sets, Costa viu o compatriota reagir bravamente no terceiro. No quarto, Corretja salvou dois match-points e chegou a ter três break-points no saque com o qual Costa fecharia o jogo, mas sentiu uma contusão na mão _pela qual já tinha até sido atendido pelo massagista da ATP_ e sucumbiu.

Catalão como Costa, Corretja perde a chance de tentar superar os traumas das duas finais que disputou em Roland Garros _em 1998, quando perdeu para o também espanhol Carlos Moyá, e a do ano passado, em que foi arrasado por Guga.

Aos 26 anos e disputando seu 26º Grand Slam, o tenista de Lérida tem agora a primeira chance para vencer um dos quatro mais tradicionais e milionários torneios do tênis mundial.

Especialista em saibro _superfície na qual ele já ganhou 11 títulos_, Costa é o oitavo espanhol a chegar à decisão de Roland Garros nos últimos dez anos.

A final masculina do Aberto da França será disputada neste domingo. Amanhã, Venus e Serena Williams decidem o título feminino.

Leia mais sobre tênis:

Roland Garros
  • Chave masculina

  • Chave feminina

  • Cabeças-de-chave 1 a 16

  • Cabeças-de-chave 17 a 32

  • Campeões

  • Campeãs

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página