Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2002 - 17h02

Clássico latino opõe euforia mexicana e desespero equatoriano

Publicidade

da Folha Online

México e Paraguai chegam em situações opostas para disputar neste domingo, às 3h30, o único clássico latino-americano da primeira fase da Copa do Mundo da Coréia do Sul e do Japão.

Os mexicanos ficarão muito perto da classificação às oitavas-de-final se vencerem a partida. Já os quatorianos estão em situação de risco: como já perderam o primeiro jogo, uma nova derrota os deixará com chances mínimas de avançar à próxima fase.

A Folha Online fará o acompanhamento ao vivo da partida.

Mexicanos e equatorianos fazem parte do Grupo G da Copa. O México estreou muito bem, derrotando a Croácia por 1 a 0. O Equador tinha um rival mais difícil, a Itália. Como era esperado, sucumbiu à tradição do adversário e perdeu por 2 a 0.

Para os equatorianos, no entanto, o México não é um rival tão superior quanto a Itália. Por isso, o técnico colombiano Hernan Dario Gomez está confiante na recuperação.

"Ainda não desistimos de nada. Continuo orgulhoso da minha equipe e posso garantir que iremos lutar até o final pela classificação", avisou o treinador.

Mas, apesar da confiança, o Equador tem um grande problema: seu principal jogador, o meio-campista Alex Aguinaga, está machucado _sofreu uma lesão muscular na coxa direita_ e, no máximo, ficará no banco de reservas. O atacante Ivan Kaviedes o substituirá.

Teoricamente, a situação do México é mais tranqüila, o que torna a equipe comandada por Javier Aguirre favorita no jogo de hoje. Na história, Equador e México já se enfrentaram 10 vezes e a superioridade mexicana é visível _venceu seis jogos, empatou três e perdeu apenas um.

Além disso, o México disputa a sua 12ª Copa, enquanto o Equador está estreando em Mundiais. Embora nunca tenham se destacado muito, os mexicanos já terminaram duas vezes em sexto lugar, em 1970 e em 1986, exatamente nas duas ocasiões em que foram os anfitriões da Copa.

Reuters

Rodriguez brinca durante treino

No México, o técnico Javier Aguirre poderá contar com o talentoso meio-campista Johan Rodriguez, que estava suspenso e não enfrentou os croatas. Gabriel Caballero deverá ceder o lugar.

A maior preocupação de Aguirre é com as bolas paradas dos equatorianos. O atacante Agustin Delgado é um excelente cabeceador.

"A Croácia nos causou muitos problemas com seus cruzamentos e escanteios. Nas bolas altas, eles levaram muito perigo. Acredito que os equatorianos também forçarão muito este tipo de rodada. Precisamos aprender nesse tipo de situação. A diferença é que nós conhecemos bem o Equador, assim como eles sabem bastante sobre o nosso futebol", completou o treinador mexicano.

MÉXICO
Perez, Marquez, Vidrio e Carmona; Torrado, Mercado, Luna, Caballero (Johan Rodriguez) e Ramón Morales; Borgetti e Blanco.
Técnico: Javier Aguirre.

EQUADOR
Cevallos, De La Cruz, Ivan Hurtado, Porozo e Guerrón; Mendez, Obregón, Edwin Tenório e Chalá; Kaviedes e Delgado.
Técnico: Hernan Dario Gomez

Juiz: Mourad Daami (Tunísia)
Local: Miyagi, Japão
Horário: 3h30

Com agências internacionais

Saiba mais sobre: México

Saiba mais sobre: Equador

Leia mais: Copa do Mundo-2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página