Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2002 - 05h27

México conquista primeira vitória contra sul-americanos em Copas

Publicidade

da Folha Online

Ao derrotar o Equador por 2 a 1, neste domingo, na cidade japonesa de Miyagi, pelo Grupo G, o México conquistou a sua primeira vitória contra uma seleção sul-americana em Copas. Nos sete jogos anteriores, o México havia perdido cinco vezes _três para o Brasil_ e empatado duas.

O resultado manteve o México na liderança do grupo com seis pontos. Um empate contra a Itália, quinta-feira, na última rodada, garantirá os mexicanos nas oitavas-de-final. O México pode avançar até mesmo perdendo, desde que a Croácia não derrote o Equador.

Confira os melhores lances desta partida.

O México fez duas mudanças em relação ao time que derrotou a Croácia, na primeira rodada, ambas no meio-de-campo. O técnico Javier Aguirre optou pela escalação de Arellano e Johan Rodriguez, mais técnicos e habilidosos, no lugar dos marcadores Mercado e Caballero.

Aguirre só não contava com um erro de sua defesa logo aos 5min. O lateral equatoriano De La Cruz cruzou para Delgado, que subiu livre e cabeceou no canto de Perez, que ainda se esticou para evitar o gol, mas não conseguiu desviar a bola de sua direção.

A partir daí, o Equador cometeu um erro tático. Recuou completamente, isolando os atacantes Kaviedes e Delgado no ataque, apenas esperando os lançamentos do meio-de-campo. O problema é que faltava um jogador de qualidade para executar essa jogada. O Equador entrou em campo sem poder contar com o meio-campista Alex Aguinaga, machucado, mas no banco de reservas. Sem ele, Delgado e Kaviedes ficaram "orfãos" e não fizeram mais nada de produtivo na etapa inicial.

A falta de opções equatorianas deu oportunidade para que o México partisse completamente para o ataque. O problema é que os mexicanos encontraram a defesa rival muito bem montada.

Reuters

Mexicanos comemoram o gol

Só aos 27min os mexicanos chegaram ao gol de empate. Ramón Morales desceu pela esquerda e cruzou a bola baixa. Borgetti foi rápido para a ela e tocou de primeira, se antecipando a Ivan Hurtado e tocando no canto de Acevallos,

O México ainda teve uma chance para desempatar, aos 40min com o atacante Blanco, mas o chute saiu muito fraco.

Na etapa final, o México continuou pressionando em busca do gol da vitória, que lhe deixaria mais próximo da classificação, e foi recompensado aos 12min, num chute de fora da área do volante Torrado, no canto esquerdo do goleiro Cevallos, que não alcançou a bola.

Sem outra perspectiva, o técnico do Equador Hernan Dario Gomez colocou Aguinaga _mesmo sem estar 100% fisicamente_ em campo no lugar do volante Obregón.

O gols deixaram a situação muito cômoda para o México, que ganhou espaço para arriscar nos contra-ataques. Aos 24min, Borgetti recebeu a bola dentro da área equatoriana e chutou forte, a bola tocou na trave.

O Equador teve uma ótima chance aos 35min, quando carlos Tenório tabelou com Aguinaga e ficou na frente do goleiro Perez. O chute saiu forte, mas o goleiro mexicano conseguiu desviar a bola, salvando o México de levar o empate. Aos 41min, Marlo Ayovi chutou e a bola saiu raspando a trave. Foi a última grande chance equatoriana.

MÉXICO
Perez, Vidrio, Marquez e Carmona, Ramón Morales, Torrado, Johan Rodriguez (Caballero), Arellano e Luna; Blanco (Mercado) e Borgetti (Hernandez).
Técnico: Javier Aguirre

EQUADOR
Cevallos, De La Cruz, Porozo, Iván Hurtado e Guerrón; Obregón (Aguinaga), Mendez, Edwin Tenório (Marlon Ayovi) e Chalá; Kaviedes (Carlos Tenório) e Delgado.
Técnico: Hernan Dario Gomez.

Gols: Delgado, aos 5min, e Borgetti, aos 27min, ambos no primeiro tempo; Torrado, aos 12min da etapa final
Juiz: Mourad Daami (Tunìsia)
Cartões amarelos: Kaviedes, Cevallos, Guerrón, Carlos Tenório e Torrado
Local: Miyagi (Japão)

Com agências internacionais

Leia também:

  • Apesar da vitória, técnico mexicano diz que equipe precisa melhorar

  • "O time não teve personalidade", acusa o técnico do Equador


  • Leia mais: Copa do Mundo-2002

    Saiba mais sobre: Equador

    Saiba mais sobre: México
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página