Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2002 - 07h52

Costa Rica empata com a Turquia e classifica o Brasil

Publicidade

da Folha Online

O Brasil está garantido na próxima fase da Copa graças a um gol no final da partida do costarriquenho Parks. O empate de 1 a 1 com a Turquia neste domingo, em Incheon, fez da seleção brasileira a primeira campeã mundial classificada às oitavas-de-final.

Confira os melhores lances desta partida.

Com o término da segunda rodada, o Grupo C fica assim: O Brasil lidera com seis pontos, seguido pela Costa Rica, com quatro. A Turquia tem apenas um, enquanto a China, com duas derrotas, está eliminada.

Se os sul-americanos vencerem, e os asiáticos perderem, os europeus e os centro-americanos decidem a segunda vaga no saldo de gols.

Reuters

O gol de Parks, da Costa Rica, só saiu no fim do jogo

O jogo
Costarriquenhos e turcos mostraram que dependem muito de suas estrelas, Paulo Wanchope e Hakan Sukur. Se eles não estão bem, dificilmente as oportunidades de gol surgem.

E foi isso que aconteceu no começo da partida. Os dois, bem marcados, foram totalmente anulados, e o jogo seguiu truncado até os 25min. De bom mesmo, só um chute de Wanchope e uma cobrança de falta de Ozat.

A primeira e única chance clara de gol no primeiro tempo só aconteceu aos 32min. Gómez fez triangulação com Centeno, que ficou de frente para o gol, mas chutou por cima.

O nível técnico melhorou um pouco no segundo tempo, já que a Turquia vinha de derrota e a Costa Rica disputa a última partida contra o Brasil. Mas nem por isso houve boas oportunidades de gol.

Os costarriquenhos continuarm insistindo com Gomez e Wanchope, que abusavam das jogadas individuais e eram facilmente dominados pela zaga rival.

Quando estavam melhor, foram surpreendidos com o gol turco. Aos 11min, Sas ajeitou com o peito para Belozoglu, que chutou em cima da zaga. No rebote, o próprio Emre Belozoglu chutou no canto esquerdo de Lonnis.

Em desvantagem, os costarriquenhos foram para o ataque, e a partida ganhou movimentação. Desesperado, o técnico brasileiro Alexandre Guimarães, de Costa Rica, colocou cinco atacantes em campo.

O futebol ofensivo deu resultado. Aos 41min, depois de um cruzamento, a zaga turca deixou a bola atravessar a área, mas Parks, bem colocado, deixou tudo igual.

COSTA RICA
Lonnis; Wallace (Parks), Marin, Wright e Martinez; Castro, Solis, Centeno (Medford) e Wanchope; Gomez e Lopez (Bryce)
Técnico: Alexandre Guimarães

TURQUIA
Recber; Penbe, Emre Asik e Akyel; Ozat, Emre Belozoglu, Kerimoglu (Erdem), Basturk (Kahveci) e Davala; Sas e Sukur (Mansiz)
Técnico: Senol Gunes.

Gols: Emre Berozoglu, aos 11min, e Parks, aos 41min do segundo tempo
Cartões Amarelos: Martinez, Castro (COS), Kerimoglu e Asik (TUR)
Local: estádio Munhak, em Incheon (Coréia)
Juiz: Coffi Codjia (BEN).

Leia também

  • Guimarães elogia jogadores da Costa Rica após empate
  • Técnico turco se diz desapontado mas confiante na classificação

    Leia mais: Copa do Mundo-2002

    Saiba mais sobre: Costa Rica

    Saiba mais sobre: Turquia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página