Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2002 - 10h18

Torcida leva o Japão à sua primeira vitória em Copas

Publicidade

da Folha Online

A fanática torcida japonesa, que lotou o estádio de Yokohama neste domingo, gritou muito, apoiou a equipe do técnico Philippe Troussier e empurrou sua seleção rumo à primeira vitória em Copas do Mundo da história do Japão.

Os japoneses venceram Rússia por 1 a 0, com gol de Inamoto aos 5min do segundo tempo, e ficaram muito próximos da classificação para a segunda fase do Mundial. Com quatro pontos, agora a equipe só precisa de um empate contra a Tunísia, no dia 14, para garantir vaga nas oitavas-de-final.

A vitória do Japão foi um belo presente para a torcida no estádio Yokohama, lotado com mais de 66 mil pessoas. Desde o início da tarde (madrugada no Brasil), os japoneses coloriram de azul a cidade de Yokohama, que abrigará também a final do Mundial.

Reuters

Antes da partida, os japoneses coloriram Yokohama

A festa foi parecida com a que os Coreanos fizeram em Busan, no dia 4, quando também venceram seu primeiro jogo em uma Copa.

A mobilização pela partida foi tão grande em todo o país, que alguns torcedores chegaram até mesmo a pagar mais de US$ 1 mil dólares por um ingresso.

A grande estrela da partida foi o volante japonês Inamoto, que comandou o meio-campo de sua equipe e ainda marcou o gol da vitória, seu segundo na competição, chutando de dentro da área depois da saída do goleiro russo.

O jogo
O nervosismo japonês e a passividade russa marcaram o primeiro tempo do jogo. Encarando o estádio lotado, os japonês pareciam inibidos, e nem mesmo a entusiasmada torcida japonesa, sempre apoiando o time, conseguiu empurrar a equipe para o ataque.

O único lance de perigo do Japão aconteceu apenas aos 27min, quando Koji Nakata cruzou da esquerda, o goleiro russo cortou e, no rebote, Nakata, de frente para o gol, chutou por cima.

A Rússia também chegou apenas uma vez, aos 40min, e se não fosse pelo árbitro alemão Markus Merk, poderia ter aberto o placar. Depois de um cruzamento de Solomatin, Semshov foi derrubado na área pelo zagueiro Toda, antes da chegada da bola. A arbitragem, no entanto, ignorou a falta.

No segundo tempo, as duas equipes voltaram mais ofensivas. Tanto que a Rússia, logo aos 2min, perdeu uma boa chance, com Sychev, que não conseguiu desviar um cruzamento de Karpin.

Reuters

Inamoto comemora: marcou
o seu segundo gol na Copa

O troco japonês veio em seguida, aos 5min. Inamoto, que já havia marcado um na primeira partida do Japão na Copa, abriu o placar, depois de receber passe dentro da área.

Com o gol, a torcida japonesa incendiou o estádio de Yokohama e finalmente acabou com o nervosismo de seus jogadores. Os russos, abalados pela desvantagem no placar e pela pressão das arquibancadas, se desestabilizaram, permitindo que a seleção do Japão assumisse o comando da partida.

As poucas chances da Rússia aconteceram nos contra-ataques. Aos 13min, Beschastnykh, que acabara de entrar, perdeu um gol incrível: Ele recebeu passe na área pela esquerda, driblou o goleiro, mas chutou para fora.

No final do jogo, os russos abandonaram sua defesa e foram com tudo para cima dos japoneses. Mas, com o apoio das arquibancadas, o Japão conseguiu aguentar a pressão e segurou a vitória.

Clique aqui para ver a ficha do jogo e a descrição dos melhores lances.

com agências internacionais

Leia também:
  • Torcida leva o Japão à sua primeira vitória em Copas
  • Após vitória, Troussier enaltece a qualidade da seleção japonesa
  • Revolta após derrota para o Japão deixa um morto na Rússia

    Leia mais: Copa do Mundo-2002

    Saiba mais sobre: Japão
    Saiba mais sobre: Rússia

    Leia mais: Copa do Mundo-2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página