Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2002 - 05h24

Em clima de paz, Coréia e EUA empatam e seguem com chances

Publicidade

da Folha Online

No mais absoluto clima de paz, Coréia do Sul e Estados Unidos empataram em 1 a 1 hoje no estádio de Daegu, pela segunda rodada do Grupo D, e mantêm chances de classificação às oitavas-de-final da Copa.

Com o resultado, ambas seleções lideram a chave com quatro pontos ganhos e dependem apenas de si para se classificarem. Os coreanos, no entanto, levam vantagem por terem melhor saldo de gols.

Confira os melhores lances deste confronto. Os gols foram marcados por Mathis, para os EUA, e por Hwan, para os donos da casa.

Reuters

Hwan Ahn vibra com seu gol
A partida foi marcada pelo maior e mais rigoroso esquema de segurança já adotado durante um Mundial. Ao todo, cerca de 10 mil pessoas, entre policiais e agentes de segurança, foram utilizados para tentar evitar supostos atentados terroristas ou mesmo manifestações de sul-coreanos. Todo o aparato foi em vão, pois nenhum incidente mais grave foi registrado antes, durante ou depois do jogo.

Mais confiantes depois de conquistarem a primeira vitória em Mundiais _2 a 0 sobre a Polônia na partida de estréia_ e empurrados pela torcida de Daegu, os sul-coreanos deixaram de lado a costumeira correria praticada pelas seleções asiáticas e mostraram personalidade ao tocarem a bola no meio-campo e envolverem completamente a seleção americana, pelo menos nos 20 minutos iniciais.

Com a bola passando de pé em pé e com total domínio do jogo, a Coréia do Sul teve duas boas oportunidades, aos 5min e aos 19min, de abrir o placar, ambas desperdiçadas pelo atacante Seol.

Um vacilo aos 24min, no entanto, custou caro aos anfitriões. McBride, sem marcação pela esquerda, lançou na medida para a penetração de Mathis, que, entre dois zagueiros, ajeitou e bateu colocado, no canto direito da meta de Woon Lee, fazendo 1 a 0, para decepção da torcida.

A Coréia teve a chace do empate apenas aos 39min da primeira etapa. O zagueiro Agoos empurrou Hwang na área e o juiz assinalou a penalidade máxima. Eul Lee bateu mal e permitiu a defesa de Friedel. Na sequência, a zaga afastou o perigo para escanteio.

A partir deste lance até o final do primeiro tempo e da partida, o jogo seguiu equilibrada, com as duas seleções criando boas chances para marcar. Os Estados Unidos, em vantagem no marcador e mostrando-se disposto a brigar pela classificação, resguardou-se um pouco mais em sua intermediária defensiva e ameaçou nos contra-ataques.

Já os coreanos voltaram às origens e apelaram para o seu tradicional futebol de lançamentos e correria. Aos 32min do segundo tempo, em uma bola alçada na área, em cobrança de falta de longa distância, Hwan Ahn se antecipou à zaga e cabeceou firme, igualando o placar e fazendo os torcedores delirarem.

Restando três minutos para o final, depois de boa jogada individual de Seol pela esquerda, Chon perdeu gol incrível, com a meta escancarada à sua frente, e jogou fora a vitória.

CORÉIA DO SUL
Woon Lee; Jin Choi, Hong, Tae Kim, Eul Lee; Song, Nam Kim, Park (Soo Lee), Yoo (Chon Yong); Hwang (Hwan Ahn) e Seol

ESTADOS UNIDOS
Keller; Sanneh, Pope, Agoos e Hejduk; Beasley (Lewis), Claudio Reyna, O'Brien, Donovan; Mathis (Wolff) e Brian McBride

Árbitro: Urs Meier (SUI)
Local: Daegu World Cup
Gols: Mathis, aos 25min do primeiro tempo. Hwan Ahn, aos 32min do segundo
Amarelos: Hejduk (E); Hong (C)

Veja como está a classificação por grupos:
A | B | C | D | E | F | G | H


Veja também:
  • Técnico da Coréia reclama das chances perdidas contra EUA
  • Goleiro dos EUA valoriza própria atuação no empate com a Coréia
    Veja classificação do Grupo D
    Leia mais sobre a Coréia
    Leia mais sobre os Estados Unidos
    Leia mais: Copa do Mundo-2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página