Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2002 - 05h21

Senegal se classifica em empate emocionante contra o Uruguai

Publicidade

da Folha Online

Um empate classificaria a sensação Senegal para as oitavas-de-final. O resultado, no entanto, foi mais sofrido do que poderiam esperar os africanos.

Depois de fazer 3 a 0 e dominar completamente o adversário no primeiro tempo, os senegaleses cederam o empate no segundo e por muito pouco não perderam a partida e a vaga nos mata-matas. Confira os melhores lances.

Com o resultado, Senegal garantiu a segunda colocação no Grupo A e contribuiu para por fim a um tabu que durava 28 anos.

Desde a Copa da Alemanha-74 um campeão mundial não era eliminado na primeira fase de um Mundial. A exemplo do torneio alemão, a primeira Copa asiática teve dois campeões alijados antes da fase final.

A França, atual campeã, perdeu nesta terça para Dinamarca no outro jogo do grupo e também vai para casa mais cedo. Na Alemanha, os alijados foram o próprio Uruguai e a Itália.

A façanha senegalesa começou quando protagonizaram a primeira zebra do torneio, logo na abertura da competição asiática, quando venceram a França por 1 a 0.

Com um jogo de marcação por pressão, toques rápidos e contra-ataques letais, Senegal tornou-se a sensação do Mundial-2002. Na partida seguinte, conseguiram um empate por um gol contra os dinamarqueses.

Contra os uruguaios, o time senegalês iniciou a partida em ritmo alucinante, sem dar chance ao adversário. Aos 20min, o zagueiro Montero tentou recuar a bola para Carini, mas Diouf tomou a frente e foi derrubado pelo goleiro. Fadiga cobrou e colocou os africanos na frente.

Seis minutos depois, Camara puxou rápido contra-ataque pela esquerda e cruzou para Bouba Diop, que colocou no ângulo esquerdo de Carini.

A desvantagem no placar deixou o time uruguaio perdido em campo. Aos 38min, Camara cruzou da direita para Bouba Diop, que chutou forte para fazer o terceiro. A bola ainda bateu no travessão antes de pingar dentro do gol.

O que parecia vitória garantida virou drama no segundo tempo.

O time Uruguaio voltou jogando melhor, principalmente devido à entrada do atacante Diego Forlan no lugar de Romero.

Logo aos 2min, Dario Silva entrou driblando na área e bateu. O goleiro Sylva defendeu, mas no rebote Morales completou para o gol.

Aos 24min, Forlan dominou fora da área e chutou no ângulo de Sylva, marcando um golaço.

O empate Uruguai veio aos 43min. Beye derrubou Morales dentro da área. Recoba bateu o pênalti e deixou tudo igual.

Nos acréscimos, o time uruguaio, que precisava apenas de mais um gol para tomar a vaga do adversário, perdeu uma grande oportunidade. Após rebote do goleiro Sylva, Morales ficou sozinho para cabecear, mas colocou para fora.

Leia também:
  • Seleção de Senegal dedica classificação ao povo de seu país
  • Uruguai reclama do árbitro após desclassificação do Mundial
  • Saiba mais sobre: Senegal
  • Saiba mais sobre: Uruguai
  • Leia mais: Copa do Mundo-2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade