Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2002 - 10h30

Alemanha bate Camarões no jogo mais violento da Copa

Publicidade

da Folha Online

Dois expulsos e 16 jogadores advertidos com cartão amarelo. Esse foi o saldo do confronto de líderes do Grupo E. A Alemanha levou a melhor sobre Camarões, por 2 a 0, e garantiu a primeira vaga.

Confira os melhores lances do triunfo dos tricampeões, que mantiveram o tabu de jamais serem eliminados na primeira fase.

Nas oitavas-de-final, os germânicos enfrentam uma seleção do Grupo B, que jogam amanhã _Espanha, Paraguai ou África do Sul (a Eslovênia já está eliminada).

Reuters

Bode e Ballack comemoram primeiro gol da Alemanha
A partida foi extremamente violenta, com farta distruição de cartões pelo árbitro espanhol Lopez Nieto. Os cartões vermelhos foram para o alemão Ramelow, no primeiro tempo, e para o camaronês Suffo, no segundo.

Os alemães entraram em campo com a vantagem do empate, graças a um saldo de gols superior ao do adversário (8 contra 1), embora houvesse empate no número de pontos (4).

O esquema de jogo era idêntico: o 3-5-2. A única diferença, embora sutil, era que a defesa camaronesa permanecia fixa, com três defensores bem postados, enquanto, na Alemanha, o líbero Ramelow se apresentava para tentar organizar o jogo.

A partida também teve alguns lances interessantes, principalmente por parte dos camaroneses. Aos 12min, Olembe escapou livre no meio da zaga alemã, mas se atrapalhou na frente de Kahn, que provou porque é o melhor goleiro do mundo.

Aos 26min, Wome cobrou falta forte e Kahn espalmou. Um minutos depois, Song subiu livre na área alemã e cabeceou raspando a trave de Kahn.

A Alemanha teve uma chance de perigo, aos 35min. O ala Ziege cobrou falta e quase encobriu o goleiro Boukar, que se esticou e salvou Camarões.

Na etapa final, para recompor a equipe, o técnico Rudi Völler sacou o atacante Jancker e colocou o meio-campista Bode, isolando Klose no ataque e reforçando a defesa.

Com apenas cinco minutos, os alemães ganharam um presente. Klose recebeu a bola no meio-de-campo, se livrou de marcadores e deu um passe perfeito para Bode, que, completamente livre, tocou por baixo do goleiro Boukar.

O gol deixou Camarões atordoado, com a obrigação de marcar dois gols. Organizada, a Alemanha soube administrar o resultado e só foi ameaçada aos 28min, quando Lauren acertou a trave de Kahn numa bela cabeçada.

Aos 35min, a Alemanha garantiu a classificação com o atacante Klose, que recebeu um excelente passe de Ballack e marcou seu quinto gol, isolando-se na artilharia isolada _todos foram de cabeça.

O único ponto negativo para os alemães é a perda de três titulares para a próxima fase. Além de Ramelow, expulso, Hamann e Ziege receberam o segundo amarelo.

CAMARÕES
Boukar, Tchato (Suffo), Song e Kalla; Geremi, Lauren, Foe, Olembe (Kome) e Wome; Eto'o e Mboma (Job)
Técnico: Winfried Schaefer

ALEMANHA
Kahn, Linke, Ramelow e Metzelder; Frings, Hamann, Bernd Schneider (Jeremies), Ballack e Ziege; Jancker (Bode) e Klose (Neuville)
Técnico: Rudi Völler

Gols: Bode, aos 5min, e Klose, aos 35min da etapa final
Juiz: Antônio Jesus Lopez Nieto (Espanha)
Cartões amarelos: Foe, Hamann, Jancker, Ballack, Ramelow, Kahn, Song, Tchato, Geremi, Olembe, Suffo, Ziege, Frings e Lauren
Cartões vermelhos: Ramelow e Suffo
Local: Shizuoka, Japão

Com agências internacionais

Leia também:

  • "Jogamos melhor com dez jogadores", diz técnico da Alemanha

  • Alemanha x Camarões bate recorde de cartões na história das Copas

  • "É muito difícil marcar gol em Oliver Kahn", diz técnico de Camarões


  • Leia mais: Copa do Mundo-2002

    Saiba mais sobre: Camarões

    Saiba mais sobre: Alemanha
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página