Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2002 - 05h19

Saldo de gols garante Turquia na próxima fase do Mundial

Publicidade

da Folha Online

Num jogo de baixo nível técnico e onde apenas uma seleção buscou o gol, a Turquia venceu a China por 3 a 0, em Seul, na Coréia do Sul, e fez o que precisava para se garantir na próxima fase do Mundial.

Além da obrigação, ganhou uma ajuda do Brasil, que bateu por 5 a 2 a Costa Rica, eliminada no saldo de gols _ambos conquistaram quatro pontos.

A Turquia ficou com dois gols positivos contra um negativo do rival. A China terminou na "lanterna", sem nenhum ponto e gol.

Confira os melhores lances da partida.

Precisando de gols, a Turquia partiu para cima da seleção chinesa desde o começo de jogo e não precisou sofrer muito para abrir o placar.

Aos 6min, Li Weifeng e Li Tie bateram cabeça e deixaram a bola de presente para Sas. O atacante invadiu a área e fuzilou Jiang Jin.

A China dava a impressão de que queria colaborar com o adversário, e a zaga continuou a facilitar o trabalho do ataque turco.

Aos 9min, depois de um novo cochilo chinês, Tugay cruzou, e Korkmaz, subindo mais que o zagueiro, mandou por cima do goleiro Jiang Jin.

A pressão turca não diminuiu. Já a China não conseguia chegar ao gol adversário e só ameaçõu a zaga turca aos 28min. Yang Chen, de primeira, acertou a bola na trave direita de Rüstu Recber.

Nem a troca do goleiro turco facilitou a vida chinesa. Rustu Recber sentiu a coxa esquerda e deu lugar para Omer.

A história no segundo tempo se repetiu. A Turquia sempre no ataque, mas não com tanta freqüência como na etapa inicial, e a China lutando contra as limitações de seus atletas.

Aos 26min, o primeiro lance de perigo. Davala lançou Sukur na área. O atacante, que teve participação pífia na Copa, cabeceou com estilo, mas Jiang Jin espalmou para fora.

Estava fácil demais para a Turquia. Aos 40min, Sas cruzou, e Davala, de primeira, mandou a bola para a rede, fechando o placar.

Agora, nas oitavas-de-final, a Turquia enfrentará o primeiro colocado do Grupo H (Japão, Rússia, Bélgica ou Túnisia). A definição da chave só ocorre na sexta-feira.

TURQUIA
Rustu Recber (Omer); Korkmaz, Asik e Akyel; Belozoglu, Kerimoglu (Tayfour), Davala, Unsal e Basturk (Mansiz); Sukur e Sas
Técnico: Senol Gunes

CHINA
Jin Jiang; Du Wei, Li Weifeng, Yang Pu e Chengying (Shao Jiayi); Li Xiaopeng, Li Tie, Xu Yunlong e Zhao Junzhe; Yang Chen (Yu Genwei) e Hao Haidong (Qu Bo)
TécnicoBora Milutinovic

Gols: Sas, 6min e Korkmaz, 9min do primeiro tempo; Davala, 40min do segundo tempo
Cartão Vermelho: Shao (CHI)
Cartões Amarelos: Azik, Belozoglu e Sas (TUR); Yang Pu, Li Weifeng (CHI)
Local: em Seul (Coréia do Sul)
Juiz: Oscar Ruiz (Colômbia).

Leia também

  • "A promessa foi cumprida. Agora, é lucro", diz técnico turco
  • Bora iguala Zagallo como 2° técnico com mais jogos em Mundiais

    Leia mais: Copa do Mundo-2002

    Saiba mais sobre: Turquia

    Saiba mais sobre: China

    Saiba mais sobre: Brasil

    Saiba mais sobre: Costa Rica
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página