Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2002 - 05h20

Brasil aproveita ao máximo benefício da chave e goleia a Costa Rica

Publicidade

da Folha Online

O benefício do sorteio das chaves foi aproveitado ao máximo. Nesta quinta-feira, a seleção brasileira goleou a Costa Rica por 5 a 2 e fechou sua participação no Grupo C, o mais fraco da Copa-2002, com 100% de aproveitamento _melhor desempenho entre as 32 equipes da competição, com saldo de oito gols.

Contra os costarriquenhos, eliminados devido à vitória da Turquia sobre a China por 3 a 0, o Brasil fez sua melhor apresentação ofensiva em três jogos pelo Mundial. A defesa, no entanto, expôs suas deficiências em seguidas falhas.
J.Varella/Folha Imagem

Ronaldo comemora gol
com Gilberto Silva

Ronaldo, Edmílson, Rivaldo e Júnior marcaram para a seleção, que teve ainda um gol contra de Marín _nesta sexta a Fifa decide se dá o gol para Ronaldo. Wanchope e Gómez descontaram para o adversário. Confira os melhores lances da partida.

Desde a final da Copa da Suécia-58, quando venceu os anfitriões na final pelo mesmo placar desta quinta, o Brasil não fazia cinco gols em um jogo de Mundial.

Mesmo sem ter chegado à Ásia em suas melhores condições, a seleção brasileira teve a oportunidade de acertar a equipe já durante a competição, regalia que outros favoritos não tiveram.

Diante da Turquia, na estréia, contou com um erro do juiz, que marcou pênalti inexistente, para marcar os primeiros três pontos, com uma vitória por 2 a 1. Contra a China, pior time entre os 32 que disputam a Copa, goleou por 4 a 0.

A sorte que colocou o time brasileiro contra rivais de nível técnico inferior não teve paridade entre as seleções que representariam os principais obstáculos no caminho até a final.

A Argentina, principal favorita antes do inicio do torneio, foi eliminada no "grupo da morte". Atual campeã mundial, a França deu vexame no Grupo A e também não foi às oitavas. O único campeão mundial na trajetória brasileira seria a Inglaterra, que poderia ser a adversária nas quartas-de-final.

Além da campanha perfeita na primeira fase _a quinta do Brasil na história dos Mundiais_, a vitória sobre a Costa Rica garante à equipe expediente do qual lançou mão em suas quatro conquistas de Copas.

Somente com campanhas invictas a seleção foi campeã _contra os costarriquenhos uma derrota também classificaria o Brasil, mas como segundo do grupo.

Nas oitavas, o Brasil deixa a Coréia do Sul para jogar no Japão, onde fica até o final de sua participação na Copa. O adversário será o segundo colocado do Grupo H _Japão, Rússia, Bélgica ou Tunísia_ que terá sua definição nesta sexta-feira.

Leia mais:
  •  O Brasil é favorito?

  •  Fifa decide nesta sexta se dá o primeiro gol do Brasil para Ronaldo

  •  Scolari reconhece erros da defesa brasileira

  •  Júnior homenageia jogador da NBA em comemoração

  •  Ronaldo passa Bebeto e é o 4º maior artilheiro da história da seleção


  • Saiba tudo sobre o Brasil

  • Leia mais: Copa do Mundo-2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página