Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2002 - 10h21

Equador bate a Croácia e classifica a Itália às oitavas-de-final

Publicidade

da Folha Online

O Equador se despediu de sua primeira Copa do Mundo com uma vitória de 1 a 0 sobre a Croácia nesta quinta-feira, na cidade japonesa de Yokohama, pelo Grupo G.

Mas o ponto mais importante do triunfo foi a eliminação dos croatas e a classificação da Itália, tricampeã mundial, às oitavas-de-final.

As duas equipes entraram em campo com possibilidades de classificação. Os equatorianos precisavam vencer por quatro gols de diferença e ainda torciam pela derrota italiana contra o México.

Para a Croácia a tarefa era mais simples: necessitava vencer por dois gols de diferença sem depender de mais ninguém. Confira os melhores lances da partida.

O Equador, embora sem muita criatividade no momento de definir as jogadas, dominou os primeiros minutos da partiva, enquanto a Croácia ficava isolada, esperando uma oportunidade para contra-atacar.

Os sul-americanos, no entanto, não conseguiam invadir a área adversária e insistiam em cruzamentos inúteis, sempre rebatidos pela zaga.

A partida só deixou de ser monótona a partir dos 23min do primeiro tempo, quando o meio-campista Chala arriscou um chute de fora da área, defendido com tranqüilidade pelo goleiro Pletikosa.

Dois minutos depois, Mendez chutou de fora da área com muito efeito, dando bastante trabalho para o goleiro croata.

A Croácia resolveu mostrar alguma coisa de positiva nos minutos finais, com o atacante Alen Boksic. Aos 34min, ele tabelou com Rapaic, girou com estilo e acertou a trave do goleiro Cevallos.

Mas a melhor chance da Croácia aconteceu aos 45min. Rapaic acertou um lançamento perfeito para Boksic, que tocou por cobertura na saída de Cevallos. O zagueiro Porozo, no entanto, salvou o gol de cabeça, em cima da linha.

O Equador foi recompensado pelo esforço aos 3min do segundo tempo. De La Cruz desceu pela esquerda e cruzou para Delgado, que ganhou de cabeça da defesa croata e ajeitou para Mendez. Este acertou um chute forte de esquerda e abriu o placar.

Reuters

Mendez comemora o gol

O gol equatoriano "acordou" a Croácia, que partiu desesperadamente para o ataque em busca dos gols que lhe dariam a classificação. Mas faltava qualidade.

O Equador recuou à espera de um contra-ataque que seria organizado pelo meio-campista Aguinaga, o melhor jogador da equipe, que, longe da melhor forma física, entrou em campo no final do primeiro tempo no lugar do volante Obregón.

Aos 38min, a Croácia quase chegou ao empate. Olic recebeu a bola na esquerda, livrou-se da marcação e cruzou para Vugrinez, que acertou em cheio, de primeira. A bola saiu raspando a trave.

Aos 42min, Stanic tocou de cabeça após cobrança de escanteio, e Aguinaga salvou o gol de empate em cima da linha. Foi a última chance da Croácia na Copa.

EQUADOR
Cevallos, De la Cruz, Ivan Hurtado, Porozo e Guerrón; Marlon Ayovi, Obregon (Aguinaga), Chala e Mendez; Carlos Tenorio (Kaviedes) e Delgado.
Técnico: Hernan Dario Gomez

CROÁCIA
Pletikosa, Saric (Stanic), Robert Kovac, Simunic e Jarni; Tomas, Simic (Vugrinec), Niko Kovac (Vranjes) e Rapaic; Olic e Boksic.
Técnico: Mirko Jozic

Gols: Mendez, aos 3min da etapa final
Juiz: William Mattus (Costa Rica)
Cartões amarelos: Tomas, Simunic e Chala
Local: Yokohama

Com agências internacionais

Leia também:

  • Para equatorianos, vitória ajuda a recuperar dignidade

  • Treinador diz que Croácia pagou caro por apenas se defender


  • Saiba mais sobre: Equador

    Saiba mais sobre: Croácia

    Leia mais: Copa do Mundo-2002
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página