Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2002 - 11h34

Para equatorianos, vitória ajuda a recuperar a dignidade

Publicidade

da Folha Online

O Equador despediu-se da Copa da maneira que seu treinador, o colombiano Hernán Dario Gómez, sonhava: com vitória. Foi a primeira participação da equipe num Mundial e, até o jogo com a Croácia, o saldo havia sido frustrante: duas derrotas e nenhum gol.

Por isso, os jogadores comemoram muito o resultado, que ajudou a classificar a Itália às oitavas-de-final.

"Estou muito feliz por meus jogadores", disse Gómez. "Fomos eliminados na primeira fase, mas com muita dignidade. A confiança dos jogadores aumentou bastante, porque somamos nossos primeiros pontos numa Copa. Esses jogadores trabalharam muito e merecem entrar para a história do futebol equatoriano", disse o treinador.

Antes da vitória contra os croatas, o Equador perdeu para a Itália (2 a 1) e o México (2 a 1). A derrota para os italianos _quando o Equador não mostrou vibração e pareceu completamente perdido em campo_ provocou várias críticas da imprensa. A vitória sobre os croatas foi uma resposta.

"Contra o México, faltou amor, sacrifício e força, características necessárias para se conquistar uma vitória. Quando estamos vencendo, é preciso continuar lutando e não fizemos. Aprendemos a lição contra os croatas", disse o atacante Agustin Delgado.

O héroi do jogo foi o meio-campista Edson Mendez, que aos 3min do segundo tempo marcou o único gol da partida. "Nós jogamos muito mal na primeira partida contra a Itália, mas nos recuperamos e fomos capazes de ganhar um Jogo", disse Mendez.

"É um momento de grande satisfação, conquistamos a nossa primeira vitória em uma Copa", disse Mendez, eufórico.

Mendez dedicou o resultado ao povo equatoriano, que, segundo ele, foi muito importante durante a campanha nas eliminatórias. "O povo equatoriano deve comemorar muito, assim como nós. Eles nunca deixaram de nos apoiar. Nunca perdemos a fé e nos despedimos do Mundial com muita alegria", disse.

Com agências internacionais

Leia também:

  • Equador bate Croácia e classifica Itália às oitavas-de-final

  • Treinador diz que Croácia pagou caro por apenas se defender


  • Saiba mais sobre: Equador

    Leia mais: Copa do Mundo-2002
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página