Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2002 - 23h50

Scolari pede que jogadores sejam mais humildes

Publicidade

da Folha Online

O técnico da seleção brasileira Luiz Felipe Scolari pediu humildade a seus jogadores na luta pelo quinto título mundial do país.

Com a classificação do Brasil para às oitavas-de-final garantida sem nenhum susto, Scolari pregou que a equipe tem que ser cautelosa para não sofrer o mesmo destino que a França e a Argentina, apontadas como favoritas ao título e que foram eliminadas na primeira fase da competição.

"Eu estou confiante e entendo que as pessoas nos vejam como favoritos, mas não podemos nos considerar assim", declarou o treinador após a vitória de 5 a 2 sobre a Costa Rica, completando a primeira fase da Copa do Mundo com o aproveitamento total dos 9 pontos disputados e com 11 gols marcados.

"Eu continuo a dizer aos jogadores para serem humildes, que nós precisamos avançar passo a passo e que isso tem sido bom para nós."

"Nós estamos agora na segunda fase e temos que manter a calma, entender o nosso poder e entender que nós temos que ir para cada jogo concentrados naquele jogo."

Apesar dos seus apelos, alguns jogadores parecem não ter dado ouvidos ao treinador.

O meia-atacante Rivaldo disse aos jornalistas ingleses e italianos que apenas o fato de estar entre os 16 classificados para as oitavas não era suficiente.

"Não é nada para o Brasil ficar entre os 16, porque o Brasil conquistou a Copa do Mundo quatro vezes antes e nós temos grandes jogadores do nosso lado", disse o jogador do Barcelona.

"Se nós continuarmos a jogar assim, não será difícil imaginar que estaremos na final."

Quem concordou com a opinião de Rivaldo foi o atacante Ronaldo. "O objetivo da equipe é vencer o Mundial e nós acreditamos que podemos alcançar o nosso objetivo", declarou, acrescentando que ainda há muito trabalho a fazer.

Um pouco mais moderada foi a declaração do meia Juninho, que afirmou que nada está garantido.

"Na segunda fase há 16 equipes e cada uma com chances", disse. "Nós temos apenas que olhar o que aconteceu com a França e a Argentina para perceber que nada está garantido."

Scolari chamou atenção esta semana para o fato de que um jogador sozinho não ganha a Copa, isso tem que ser um trabalho de equipe.

Isto signica que mesmo estrelas como Rivaldo e Ronaldo devem desempenhar os seus papéis dentro do esquema de jogo estabelecido, o que inclui ajudar na marcação quando necessário, algo que os dois não estão acostumados a fazer.

"Este Mundial não será conquistado pelas estrelas, mas pela equipe que melhor jogar coletivamente," declarou aos jornalistas.

Apesar de Scolari ter ficado satisfeito com o desempenho da seleção contra a Costa Rica, ele lembrou que há setores na equipe que devem ser trabalhados para o jogo das oitavas na próxima segunda-feira em Kobe, Japão, contra o segundo colocado do Grupo H.

Em particular, ele disse que o Brasil precisa aprender a manter a concentração quando estiver em vantagem e seguir o que ele determinou nos treinos.

"Quando nós conseguimos a vantagem no placar, o Brasil começa a jogar devagar e simplesmente pára de fazer o que nós fazemos nos treinos", disse.

"Eu concordo que o Brasil tem alguns problemas em alguns momentos. O Brasil está cometendo erros e isso dá aos adversários as oportunidades."

"Eu vou mostrar o vídeo do primeiro aos últimos 15 minutos da nossa partida contra a Costa Rica. Há momentos que o Brasil tem problemas e nós iremos resolvê-los", afirmou o treinador.

com agências internacionais

Saiba mais sobre: Brasil

Leia mais: Copa do Mundo-2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página