Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2002 - 05h19

Japão mantém escrita e avança pela 1ª vez à fase final da Copa

Publicidade

da Folha Online

Pela primeira vez em sua história e para não andar na contramão da história, o Japão vai às oitavas-de-final de uma Copa do Mundo, que neste ano abriga.

Reuters

Japoneses festejam 1º gol

Com um futebol longe de ser brilhante, mas suficiente para bater a fraca Tunísia, os anfitriões venceram por 2 a 0, na cidade de Osaka, e se classificaram em primeiro lugar no Grupo H, que encabeçavam, com sete pontos.

Clique aqui para ler os melhores lances e a ficha da partida.

A Bélgica venceu a Rússia por 3 a 2 e ficou com a segunda vaga, com cinco pontos. Na próxima fase, os japoneses pegam a Turquia e os belgas enfrentam o Brasil, segundo e primeiro colocados do Grupo C, respectivamente.

Com o resultado, os japoneses não contrariam a escrita de que jamais um país-sede ser eliminado na fase inicial do Mundial.

O meia Morishima marcou o primeiro gol, e Nakata ampliou, ambos no segundo tempo.

A exemplo das duas partidas anteriores, os japoneses protagonizaram um primeiro tempo medíocre. O primeiro e único chute no gol ocorreu aos 34min, em um arremate rasteiro de Yanagisawa, no canto esquerdo de Boumnijel.

Em seguida, o juiz francês Gilles Veissier deixou de marcar um pênalti para os africanos, aos 46min, quando Trabelsi foi derrubado na área por Myojin.

Na etapa final, o técnico do Japão, o francês Philippe Troussier, arrumou o time sacando o volante Inamoto e o atacante Yanagisawa para as entradas de Morishima e Ichikawa, respectivamente.

Com sua disposição tática reformulada e empurrados pela torcida, os anfitriões abriram o placar logo aos 3min do segundo tempo. Morishima aproveitou uma falha da defesa tunisiana, que cortou a bola para o meio da área, antecipou-se à zaga e chutou de primeira, no canto direito do goleiro.

O segundo gol saiu aos 30min. Ichikawa cruzou da direita para Nakata, sozinho na área, marcar de cabeça no meio das pernas do goleiro.

Leia mais: Copa do Mundo-2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página