Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2002 - 05h21

Bélgica quebra tabu e enfrenta o Brasil nas oitavas-de-final

Publicidade

da Folha Online

A Bélgica quebrou nesta sexta-feira a maior sequência de empates da história das Copas e se classificou para enfrentar o Brasil nas oitavas-de-final.

O time do técnico Robert Waseige venceu a Rússia por 3 a 2, hoje, em Shizuoka, e ficou na segunda colocação do Grupo H.

Na França, em 1998, os "Diabos Vermelhos" não perderam, mas também não venceram nenhuma partida. O último triunfo havia acontecido nos EUA-1994, quando derrotaram a Holanda por 1 a 0.

Reuters

Sonck comemora segundo gol
belga contra a Rússia

O grande destaque da partida foi o atacante Wesley Sonck, artilheiro do campeonato belga e que estava na reserva. Foi dele o segundo gol de sua seleção, oito minutos depois de ter entrado em campo.

Sabendo que precisava da vitória, a Bélgica começou o jogo atacando. O técnico Robert Waseige optou por escalar uma linha ofensiva mais rápida, com a entrada de Mpenza. A tática deu certo e logo aos 7min do primeiro tempo o meia Walen abriu o placar, cobrando falta com perfeição.

Apesar do gol, a Rússia continuava jogando atrás, como no início da partida. Os russos só acordaram aos 34min, quando o técnico Oleg Romantsev colocou o jovem Sychev, 18, no lugar de Smertin. Com a entrada do atacante, a Rússia passou a pressionar.

O empate veio aos 7min do segundo tempo, depois que Sychev recebeu a bola dentro da área e chutou na saída do goleiro. De Vlieger ainda desviou, mas Beschaztynkh marcou no rebote.

O gol da vitória dos belgas veio aos 33min, quando Sonck, que acabara de entrar, marcou de cabeça. O gol deu tranquilidade ao time vermelho, que marcou o terceiro três minutos depois, com Wilmots, em um contra-ataque.

A Rússia insistiu e marcou mais um gol, com Sychev, aos 43min. O time de Romantsev ainda perdeu duas boas chances, mas não conseguiu superar a defesa belga.

O outro time que avançou para as oitavas-de-final pelo Grupo H é o Japão, que venceu a Tunísia por 2 a 0 e enfrenta a Turquia na segunda fase.

Clique aqui para ver a ficha da partida e ler o relato lance a lance.

Saiba mais sobre: Bélgica

Saiba mais sobre: Rússia

Leia mais: Copa do Mundo-2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página