Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2002 - 10h22

Portugal dá o último vexame da primeira fase da Copa-2002

Publicidade

da Folha Online

A seleção portuguesa foi mais uma vítima da "zebra" que anda rondando os gramados asiáticos: com sua melhor geração da história e comandada pelo astro Luis Figo, perdeu para a Coréia do Sul nesta sexta-feira e está fora da Copa.

Reuters
Figo lamenta o desempenho
da seleção de Portugal

O único gol da partida _um dos mais bonitos da competição_, foi do meia Park, que recebeu a bola na pequena área, deu um "chapéu" no zagueiro Jorge Costa e bateu entre as pernas do goleiro Vítor Baía. Clique aqui para saber como foi o jogo, minuto a minuto.

O impressionante gol tornou ainda mais melancólica a despedida de Portugal, que terminou a partida com apenas nove homens em campo, já que Beto e João Pinto foram expulsos por jogadas violentas.

Foi o segundo fiasco lusitano no Mundial _na estréia caiu diante dos Estados Unidos por 3 a 2_ e se juntou às decepções de França, Argentina e Uruguai.

O meia Luís Figo, eleito melhor jogador do mundo pela Fifa em 2001, certamente perderá o título neste ano: ele teve uma das atuações mais apagadas entre todas as estrelas da Copa.

Coréia em festa
Impulsionada pela torcida, os anfitriões se tornaram uma das revelações desta Copa. A equipe treinada pelo holandês Guus Hiddink teve boas apresentações e fez a melhor campanha de sua história.

O time, que conquistou nesta edição sua primeira vitória em seis participações na Copa, também manteve de pé um dos tabus mais antigos da história do futebol, de o país-sede sempre avançar à fase final.

Pouco antes, o Japão também havia garantido sua vaga ao vencer a Tunísia por 2 a 0.

Entre os pontos positivos dos coreanos estão a velocidade e a boa qualidade nos passes. A defesa também tem tido boas atuações. O principal problema da equipe é a falta de pontaria nas finalizações.

Na próxima fase, os sul-coreanos vão enfrentar a Itália, que apesar de ter se classificado "no sufoco" no Grupo G é favorita pela grande experiência de seus jogadores e a tradição da "Azzurra", tricampeã mundial.

A classificação desta sexta-feira foi intensamente comemorada pelos milhares de torcedores que lotaram o estádio de Incheon, já que representou o melhor resultado já obtido pelo futebol coreano.

PORTUGAL
Vítor Baía; Beto, Jorge Costa, Fernando Couto, Rui Jorge (Abel Xavier); Petit (Nuno Gomes), Paulo Bento; Sérgio Conceição, João Pinto, Luís Figo; Pauleta (Jorge Andrade)
Técnico: António Oliveira

CORÉIA DO SUL
Lee Woon-jae; Song Chong-gug, Choi Jin-cheul, Hong Myung-bo, Kim Tae-young; Lee Young-pyo, Kim Nam-il, Yoo Sang-chul; Park Ji-sung, Ahn Jung-hwan (Lee Chun-soo), Seol Ki-hyeon
Técnico: Guus Hiddink

Árbitro: Angel Sanchez (Argentina)
Local: Incheon, na Coréia do Sul
Gol: Park Ji-sung (C)
Cartões amarelos: Beto e Jorge Costa (P), Kim Tae-young, Seol Ki-hyeon e Kim Nam-il (C)
Cartões vermelhos: João Pinto e Beto (P)

Veja também:

  • Técnico de Portugal reclama do árbitro
  • Controlamos o jogo, diz técnico da Coréia

    Leia mais: Copa do Mundo-2002
    Saiba mais sobre: Portugal
    Saiba mais sobre: a Coréia do Sul
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página