Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2002 - 10h24

Estados Unidos perdem da Polônia, mas garantem a última vaga

Publicidade

da Folha Online

Os Estados Unidos perderam por 3 a 1 da Polônia nesta sexta-feira em Daejeon, mas avançaram às oitavas-de-final da Copa-2002, beneficiados pela surpreendente derrota de Portugal para a Coréia do Sul no outro jogo do Grupo D.

Reuters

Friedel e Cobi Jones
festejam a classificação



Com o resultado, os americanos terminaram a primeira fase com quatro pontos, um a mais do que os portugueses, e irão enfrentar o México na segunda-feira, em Jeonju, também na Coréia.

Confira os melhores lances desta partida. Olisadebe, Kryszalowicz e Zewlakow foram os autores dos gols poloneses. Donovan descontou.

As duas seleções ofereceram um início de jogo eletrizante. Em apenas cinco minutos, três gols foram marcados, sendo que um deles foi erroneamente anulado.

Logo aos 3min, Olisadebe emendou chute com raiva na pequena área, após a zaga americana rebater mal escanteio cobrado pela direita do ataque. A bola explodiu no travessão e morreu dentro das redes.

Os EUA empataram em seguida, também em jogada de bola parada. Depois do escanteio pela esquerda, o goleiro Majdan trombou com um zagueiro, mas ambos não afastaram a bola, que subiu muito e caiu na pequena área. Donovan fez a proteção e tocou para o gol vazio. O juiz anulou, dando falta do atacante.

Aos 5min, em veloz ataque, a Polônia ampliou. Kryszalowicz entrou rápido pela esquerda da grande área e desviou de primeira para o gol de Friedel.

Os norte-americanos se empenharam na busca pelo empate que lhes garantiria a vaga e chegaram com perigo à área adversária em pelo menos duas oportunidades. Mas foram os poloneses que estiveram mais próximos do terceiro gol, em lance incrível.

Aos 29min, Kryszalowicz arrancou pela esquerda, driblou dois marcadores, entrou na área e rolou na medida para Krzynowek, que chutou rasteiro. Friedel fez grande defesa com os pés.

A bola sobrou para Zurawski, que emendou à queima-roupa, mas o goleiro americano defendeu mais uma vez e contou com a sorte em seguida. A bola bateu na trave e saiu.

Já na etapa complementar, a Polônia se fechou na defesa e saiu nos contra-ataques. Aos 21min, Martin Zewlakow, que havia acabado de entrar no lugar de Kucharski, escorou de cabeça cruzamento da esquerda de Murawski e ampliou para 3 a 0.

Aos 31min, Kryszalowicz sofreu pênalti de Sanneh. O próprio atacante se apresentou para a cobrança, mas, mesmo batendo colocado no canto esquerdo, Friedel fez a defesa, a segunda dele em batida de penalidade máxima na Copa.

Aos 38min, os EUA fizeram o de honra. Mathis escorou de cabeça da entrada da área e deu boa assistência para Donovan, que entrou por trás da zaga e tocou rasteiro na saída de Majdan, diminuindo o placar.

Depois de um início desastroso no Mundial, os poloneses voltam para casa de cabeça erguida com a vitória no último jogo.

POLÔNIA
Radoslaw Majdan; Tomasz Klos (Waldoch), Zielinksi e Arkadiusz Glowacki; Jacek Krzynowek; Murawski, Kucharski (M. Zewlakow) e Kozminski; Olisadebe (Sibik), Maciej Zurawski e Kryszalowicz
Técnico: Jerzy Engel

ESTADOS UNIDOS
Friedel; Pope, Hejduk, Agoos (Beasley) e Sanneh; Stewart (Cobi Jones), O'Brien, Reyna e Donovan; Mathis e McBride (Moore)
Técnico: Bruce Arena

Juiz: Lu Jun
Local: Daejeon, na Coréia do Sul
Gols: Olisadebe, aos 3min, e Kryszalowicz, aos 5min do primeiro tempo; Zewlakow, aos 21min, e Donovan, aos 38min do segundo
Amarelos: Majdan, Kucharski, Olisadebe e Kozminski (P)

Veja também:

  • "Devemos a classificação à Coréia", reconhece Claudio Reyna
  • Técnico de Portugal reclama do árbitro
  • Controlamos o jogo, diz técnico da Coréia
  • Portugal dá o último vexame da primeira fase da Copa-2002

    Saiba mais sobre: Polônia

    Saiba mais sobre: Estados Unidos

    Leia mais: Copa do Mundo-2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade