Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2002 - 05h24

A dois minutos do final, Alemanha elimina o Paraguai

Publicidade

da Folha Online

A Alemanha garantiu a primeira vaga nas quartas-de-final da Copa ao derrotar o Paraguai por 1 a 0, neste sábado, na cidade coreana de Seogwipo.

O gol do atacante Oliver Neuville, aos 43min do segundo tempo, manteve o retrospecto germânico contra sul-americanos em Mundiais. Em 14 confrontos, venceu dez e empatou três.

O único revés aconteceu no México-1986, quando a Argentina venceu a final por 3 a 2.

O adversário da Alemanha sairá do confronto entre Estados Unidos e México, na segunda-feira. A disputa por uma vaga nas semifinais acontece na sexta-feira, às 8h30 (horário de Brasília), em Ulsan. Confira os melhores lances da partida.

A Alemanha entrou em campo desfalcada de três titulares _o volante Hamann, o ala Ziege e o líbero Ramelow_ e sentiu muita dificuldade na troca de passes no meio-de-campo.

Reuters

Neuville comemora o gol

O meia Ballack, que entrou em campo sem estar 100% fisicamente, também não rendeu o esperado no primeiro tempo, o que dificultou bastante o trabalho dos atacantes Neuville e Klose.

O Paraguai, respeitando o adversário, isolou os atacantes Santa Cruz e Cardozo, reforçando a defesa com oito jogadores para proteger o goleiro Chilavert.

Aos 29min, o Paraguai perdeu Santa Cruz, machucado. Jorge Campos o substituiu e deu mais velocidade ao ataque sul-americano.

As duas melhores chances _pouquíssimas_ do primeiro tempo foram do Paraguai. Aos 35min, o zagueiro Ayala recebeu um ótimo passe de Cardozo dentro da área alemã, mas chutou mal, para fora.

Aos 36min, Jorge Campos recebeu a bola na esquerda, livrou-se da marcação de Rehmer e chutou forte, no ângulo. Kahn, o melhor goleiro do mundo na atualidade, mostrou sua excelente forma evitando o gol com bela defesa.

O segundo tempo começou bem mais movimentado, com a Alemanha partindo para o ataque desde o começo.

Com apenas 1min, Neuville escapou livre pela direita e cruzou para Schneider, completamente livre, dentro da área. O chute, no entanto, saiu fraco, e o goleiro Chilavert defendeu com facilidade.

O Paraguai deu a resposta três minutos depois. Jorge Campos recebeu um bom passe de Acuña e chutou forte, exigindo boa defesa de Kahn. Aos 16min, Chilavert defendeu potente finalização de Neuville.

Artilheiro da Copa, Miroslav Klose só apareceu em campo aos 32min, em sua especialidade, a jogada aérea. Ballack cruzou da esquerda e o atacante ganhou fácil de Gamarra no alto, mas a cabeçada saiu por cima do gol.

A partida, que já se encaminhava para a morte súbita, foi resolvida aos 43min. Schneider escapou pela direita e cruzou para Neuville, que bateu de primeira, sem chance para Chilavert.

ALEMANHA
Kahn, Metzelder (Baumann), Rehmer (Kehl) e Linke; Frings, Bernd Schneider, Jeremies, Bode e Ballack; Klose e Neuville (Asamoah)
Técnico: Rudi Völler

PARAGUAI
Chilavert, Gamarra, Ayala e Cáceres; Arce, Struway (Cuevas), Bonet (Gavilán), Acuña e Caniza; Cardozo e Santa Cruz
Técnico: Cesare Maldini

Gols: Neuville, aos 43min da etapa final
Juiz: Carlos Batres (GUA)
Cartões amarelos: Acuña, Schneider, Cardozo, Ballack e Baumann
Cartão vermelho: Acuña
Local: Seogwipo (Coréia do Sul)

Com agências internacionais

Leia mais: Copa do Mundo-2002

Saiba mais sobre: Alemanha

Leia também:

  • Alemães mantêm retrospecto contra sul-americanos em Copas

  • "Caímos como heróis", diz Chilavert após derrota para Alemanha

  • Após derrota, Maldini deixa o Paraguai e volta ao Milan

  • Völler muda o discurso e já quer Alemanha na semifinal


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página