Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2002 - 10h17

Alçado a favorito, Brasil vence a Bélgica e está nas quartas da Copa

Publicidade

da Folha Online

Alçada à condição de favorita, status com o qual não chegou à Ásia, a seleção brasileira venceu a Bélgica nesta segunda-feira, por 2 a 0, em seu primeiro mata-mata, tipo de competição no qual o técnico Luiz Felipe Scolari é especialista, e garantiu vaga nas quartas-de-final da Copa-2002, em que vai enfrentar a Inglaterra.

O resultado coloca a equipe brasileira como a de melhor desempenho ofensivo no Mundial, com 13 gols, um a mais do que a Alemanha.

Rivaldo e Ronaldo, que haviam marcado ao menos uma vez cada nos três jogos da primeira fase, fizeram os gols brasileiros. O segundo chegou à artilharia do torneio, com cinco gols, ao lado do alemão Klose. O primeiro é vice, com quatro.

A vitória, no entanto, não foi fácil para o Brasil. No primeiro tempo, o ataque não pôde superar a retranca adversária. No segundo, quando saíram os gols, o time foi pressionado quase todo o tempo. Veja os melhores lances da partida.
Eduardo Knapp/Folha Imagem

Ronaldo comemora após marcar gol em De Vlieger

Mesmo bombardeada pelo rival, a defesa brasileira, duramente criticada pelas seguidas falhas contra Turquia, China e Costa Rica, mostrou evolução, freando a principal jogada belga, os cruzamentos altos na área.

Beneficiada pelo sorteio das chaves, que a colocou no grupo mais fraco na primeira fase da primeira Copa do milênio, a seleção brasileira vem tendo a regalia de "acertar" o time durante a competição, privilégio que outros favoritos não tiveram.

Desacreditado no início do torneio devido aos recentes vexames, como a eliminação na Copa América-2001 e o pífio desempenho nas eliminatórias, o Brasil já é o principal candidato ao título para as principais casas de apostas do mundo.

No Mundial marcado pelas zebras, os dois times que seriam os maiores obstáculos no caminho brasileiro até a final, a Argentina e a França, atual campeã, foram eliminados logo na primeira fase.

Os jogadores ingleses, próximos adversários, assistiram ao jogo contra a Bélgica no estádio de Kobe para analisar a seleção brasileira.

A imprensa do país também já iniciou a "guerra psicológica", com manchetes provocativas aos brasileiros em quase todos os jornais desde que o "english team" passou pela Dinamarca, com uma convicente vitória por 3 a 0.

Se passar pela Inglaterra, na próxima sexta, em Shizuoka, a equipe terá pela frente nas semifinais Turquia, Japão ou Senegal, três times sem tradição em Copas.

  • Saiba tudo sobre o Brasil

  • Leia mais: Copa do Mundo-2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página