Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2002 - 05h20

Turquia põe fim à euforia japonesa e vai às quartas-de-final

Publicidade

da Folha Online

O sonho japonês na Copa-2002 acabou. Eufórico com a campanha na primeira fase, em que ficou em primeiro lugar no Grupo H, o time co-anfitrião foi eliminado nesta terça-feira do Mundial com uma derrota por 1 a 0 para a Turquia, nas oitavas-de-final, diante de cerca de 50 mil torcedores, no estádio de Miyagi.

O gol turco foi marcado logo aos 12min do primeiro tempo pelo alemão naturalizado Davala. Confira os melhores lances do jogo.

Ambas as equipes colocavam à prova uma década de ascensão no futebol. Os japoneses, que em sua única participação em Copas foram penúltimo colocados na França-98, só lançaram sua liga profissional, a J-League, em 1993.

A Turquia, que nas quartas-de-final joga contra a sensação Senegal, teve seus maiores feitos no futebol nos últimos tempos _chegou às finais da Eurocopa em 1996 e 2000 e viu seu maior clube, o Galatasarary, ser campeão da Copa da Uefa em 2000.

Na Copa da Suíça-54, única aparição turca em Mundiais anteriores, o time foi eliminado na primeira fase.

O fracasso japonês também impediu o país de repetir o maior feito de um time asiático em Copas. Na Inglaterra-66, a Coréia do Norte chegou às quartas-de-final, quando perdeu para Portugal.

Na contramão da evolução recente do futebol dos dois países, o jogo de hoje foi marcado pelo baixo nível técnico.

A jogada do gol de Davala, que completou de cabeça uma cobrança de escanteio pela direita, foi um dos raros momentos de emoção do primeiro tempo.

O time japonês deu apenas dois chutes a gol, ambos com o brasileiro naturalizado Alex. No segundo, o meia colocou a bola no travessão, em uma cobrança de falta aos 42min.

No segundo tempo, o técnico do Japão, o francês Philippe Troussier, tirou Alex de campo, privando time de seu principal criador.

Fechada na defesa, a Turquia jogava quase que unicamente no contra-ataque, enquanto o Japão pressionava, mas sem nenhuma precisão nas finalizações.

  • Saiba tudo sobre a Turquia

  • Saiba tudo sobre o Japão

  • Leia mais: Copa do Mundo-2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página