Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2002 - 11h03

Coréia vence Itália, faz história e chega às quartas-de-final

Publicidade

da Folha Online

De forma dramática, a Coréia do Sul entrou para a história nesta terça-feira ao derrotar a tricampeã mundial Itália e garantir vaga nas quartas-de-final da Copa do Mundo-2002.

Catástrofe por um lado, redenção de outro. O herói do jogo foi Hwan Ahn, que até os 43min do segundo tempo era o anti-herói.

O jogador desperdiçou um pênalti logo aos 4min de partida. Depois de 14 minutos, o atacante Christian Vieri abriu o placar em cabeçada após escanteio da esquerda.

Clique aqui para ver como foi a partida, minuto a minuto.

Quando a vitória italiana parecia decretada, Seol conseguiu empatar de cabeça. Foi aí que começou o drama da "Azzurra".

O mesmo Vieri, que havia se tornado vice-artilheiro com quatro gols, recebeu cruzamento da esquerda, livre, com o goleiro já batido. Mas o atacante chutou por cima do travessão.

A partida foi à prorrogação. E a Itália perdeu seu maior astro e principal jogador de criação, Totti, no final do primeiro tempo. O meia caiu na área, e o juiz equatoriano alegou que teria simulado falta.

Como já havia recebido um cartão amerelo foi expulso em lance muito polêmico. A equipe já havia reclamado de ter sido prejudicada pela arbitragem contra a Croácia e o México, na primeira fase.

Mas as reclamações dos italianos não adiantaram: o time ficou perdido em campo e não conseguiu resistir à insistência da Coréia, que nunca deixou de buscar o gol.

Faltando quatro minutos para a disputa ser definida nos pênaltis, sistema pelo qual a Itália foi eliminada nas três últimas Copas, Hwan Ahn aproveitou cruzamento e, de cabeça, definiu a partida.

A única vez que um time asiático havia chegado às quartas-de-final tinha sido em 1966, na Inglaterra. Por ironia do destino, a passagem da Coréia do Norte pela primeira fase foi conquistada após uma vitória (1 a 0) sobre a Itália. Nas quartas, porém, caiu diante de Portugal (5 a 3).

Na próxima fase, os coreanos vão enfrentar a seleção da Espanha. O jogo está marcado para o próximo sábado (22) às 3h30 em Gwangju. Mais uma vez, o time terá o importantíssimo apoio da torcida local.

CORÉIA DO SUL
Lee Woon-Jae; Song Chong-Gug, Choi Jin-Cheul, Hong Myung-Bo (Cha Doo-Ri), Kim Tae-Young (Hwang Sun-Hong); Yoo Sang chul, Kim Nam-Il (Lee Chun-Soo), Lee Young-Pyo; Park Ji-Sung, Ahn Jung Hwan, Seol Ki-Hyeon
Técnico: Guus Hiddink

ITÁLIA
Buffon; Panucci, Iuliano, Maldini; Zambrotta (Di Livio), Tommasi, Zanetti, Coco; Del Piero (Gattuso); Totti, Vieri
Técnico: Giovanni Trapattoni

Local: Daejeon, na Coréia do Sul
Árbitro: Byron Moreno (EQU)
Gols: Vieri (I) Seol e Ahn Hwan (C)
Cartões amarelos: Coco, Totti, Tommasi e Zanetti (I) Young, Song, Soo e Cheul (C)
Cartão vermelho: Totti (I)

Saiba tudo sobre a Copa do Mundo
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página