Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2002 - 07h30

Itália venceria o Brasil na final em simulação de jogo da Fifa

Publicidade

FRANCISCO MADUREIRA
Editor de Informática da Folha Online

Final da Copa do Mundo-2002. Em campo, Brasil e Itália. A revanche da Copa de 94 acontece, e a seleção canarinho engole dois gols da "Azzurra" _um de Totti, outro de Inzaghi.

Esse foi o resultado de uma simulação da Copa realizada com o "2002 Fifa World Cup", jogo de futebol da Electronic Arts.

Com a queda da Itália diante da seleção sul-coreana, a previsão está desbancada. A simulação só acertou dois jogos da fase decisiva da Copa _Brasil x Inglaterra e Alemanha x Paraguai.

A empresa realizou cada jogo da competição, desde a etapa classificatória, em PCs e em videogames Playstation. As máquinas jogaram sozinhas, sem influência humana.

Cada uma das 32 seleções do jogo tem características próprias, baseadas no ranking oficial da Fifa, o que conferia credibilidade à simulação.

Mas a desclassificação da França, a campeã mundial, e da Argentina, segunda no ranking da Fifa, mostrou que o futebol, dentro de campo, é pouco previsível.

Para as oitavas-de-final, a simulação com o Fifa 2002 levou Alemanha e Paraguai, França e Inglaterra, Argentina e Uruguai, Eslovênia e Irlanda, Itália e Portugal, Brasil e Japão, Bélgica e Costa Rica, Polônia e Equador.

O resultado mais amplo foi o da Inglaterra, que venceria a França por 4 a 2. Nos outros jogos, vitórias apertadas, com gols nos últimos minutos de jogo, e também nos pênaltis.

Para as quartas-de-final, classificaram-se na simulação Brasil, Inglaterra, Paraguai, Itália, Eslovênia, Polônia, Argentina e Bélgica.

Brasil e Inglaterra
Coincidentemente, o próximo jogo da seleção brasileira, pelas quartas-de-final, foi o mesmo na simulação. E termina no Fifa 2002 com uma vitória brasileira por 2 a 0, com gols de Rivaldo e Edílson.

O jogo foi morno nos primeiros 35 minutos. As jogadas se concentraram demais no meio-de-campo. Aos 41min, no único lance que realmente trouxe perigo ao gol inglês, o goleiro David Seaman espalma um chute certeiro de Ronaldo.

No segundo tempo, o Brasil volta mais ofensivo e consegue marcar logo aos 4min. Ronaldo chega pelo lado esquerdo e, da ponta da área, passa a bola para Rivaldo, que vinha da intermediária e acerta uma bomba no ângulo esquerdo do gol.

A Inglaterra então vem para cima, mas a zaga brasileira funciona e consegue barrar a subida dos perigosos Michael Owen e Emile Heskey.

O jogo permanece equilibrado no meio-campo, até que, aos 46min do segundo tempo, Edilson recebe um passe brilhante de Emerson _que foi cortado da Copa por contusão_ e completa para o gol, apliando a vantagem do Brasil e liquidando a partida.

Nas outras quartas-de-final, a Itália passa pelo Paraguai com dois gols, a Polônia vence a Eslovênia por 1 a 0, e a Argentina bate a Bélgica por 2 a 1.

Semifinais
Nas semifinais, a Itália consegue uma vitória apertada sobre a Polônia por 1 a 0. O gol de Totti sai aos 45min do primeiro tempo, e a etapa final do jogo é dramática para a seleção italiana.

A outra semifinal, Brasil e Argentina, também é dramática _e tem gosto de revanche brasileira. O atacante Edílson marca aos 37min do segundo tempo e garante a vaga da seleção na final da Copa, contra a Itália.

Final
A mesma Itália que ontem foi desclassificada pela Córeia do Sul na prorrogação venceria o Brasil nas finais da Copa, por 2 a 0.

O Brasil começou jogando melhor, mas, aos 23 minutos da etapa inicial, o italiano Inzaghi avança pela linha de fundo e cruza para Totti, que chuta certeiro no ângulo direito de Marcos.

O jogo continua equilibrado até o final do primeiro tempo. Na segunda etapa, o Brasil volta melhor. Mas, aos 9min, em uma jogada de Vieri, Inzaghi recebe de frente para o gol, consegue bater Marcos e ampliar o placar para a Itália. Daí em diante, a Itália aprumou a defesa e conseguiu segurar o resultado.

Fifa 2002 é a versão mais atual da série mais popular de jogos de futebol para computadores. Em "2002 Fifa World Cup", o jogador pode disputar a Copa com qualquer uma das 32 seleções. A reprodução dos estádios e dos jogadores é bastante fiel.

A edição "Fifa Football 2002", lançada no final do ano passado, tem 264 times mundiais _13 brasileiros_, incluindo 75 seleções e 16 ligas oficiais, como a Premier League inglesa, a Bundesliga alemã, a Liga Espanhola, a LNF francesa e a MLS (Major League Soccer) norte-americana.

  • Leia mais: Copa do Mundo-2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página