Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2002 - 20h00

Mudança no traçado valoriza disputa pela pole no GP da Europa

Publicidade

da Folha de S. Paulo

Sair na pole no GP da Europa, nona etapa do Mundial de F-1, ganhou ainda mais importância após as mudanças feitas no traçado da pista de Nurburgring.

O circuito alemão ganhou 590 metros, e a prova passará a ter 60 voltas _no ano passado, foram 67. O "S" que havia no final da reta dos boxes deu lugar a uma sequência de quatro curvas lentas.

O treino para a definição do grid, que normalmente acontece às 8h e foi mudado por causa da Copa, será hoje, às 7h.

Os efeitos das alterações no traçado já puderam ser sentidos hoje após o primeiro dia de treinos livres para a corrida.

O escocês David Coulthard, da McLaren, fez o melhor tempo, com 1min31s886. No ano passado, no cockpit da Ferrari, Schumacher assegurou a pole position com 1min14s960.

A média de velocidade do alemão em 2001 foi de 218,805 km/h. Hoje, a alcançada por Coulthard chegou a 201,537 km/h.

O piloto da McLaren afirmou que gostou das mudanças feitas no circuito alemão, mas que a pista apresenta ondulações.

Já Juan Pablo Montoya, que fez o quinto melhor tempo, além de reclamar de problemas em seu carro, desaprovou a nova pista.

"As curvas estão muito lentas. Eu preferia do jeito que era antes", disse o piloto da Williams.

O segundo mais rápido nos treinos de ontem foi Schumacher, seguido pelo finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, e Rubens Barrichello, da Ferrari.

O brasileiro, apesar de não ter gostado muito do resultado obtido com as mudanças feitas no carro durante os treinos de hoje, disse estar confiante.

"Colhemos muitas informações para a corrida e fiquei confiante. Acho que vamos brigar com nossos adversários pelos lugares nas duas primeiras filas", disse Barrichello, quinto colocado no Mundial de F-1, com 16 pontos.

A prova de domingo tem como marca o infortúnio, na corrida, do piloto que conquista a pole.

Em nove anos de disputa desta prova no circuito de Nurburgring, somente o alemão Michael Schumacher largou na pole e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, no ano passado.

O líder é Schumacher, com 70 pontos, seguido pela dupla de pilotos da Williams, Ralf Schumacher e Juan Pablo Montoya, com 27 pontos cada.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página